sábado, 9 de novembro de 2013

Evento: palestra de Luis Navarro para o Design Essencial 2013 no Senac-Santos

O "Design Essencial" é um evento bem bacana realizado pelo Senac, no qual estudantes, professores e profissionais da área de design de interiores podem assistir a palestras, participar de workshops e ver exposições relacionadas a um tema específico, gratuitamente. Este ano o tema escolhido foi o "Processo Criativo"

O Senac-Santos está entre as unidades participantes e recebeu nesta última quarta-feira, dia 6 de novembro, o arquiteto e designer Luis Navarro. Eu estava presente para conferir a palestra e compartilhar o que achei de mais interessante!

Luis Navarro deu início à palestra "Mecanismo de Criatividade" falando sobre sua preocupação em desenvolver projetos que atendam às necessidades imediatas do cliente e também às que podem surgir ao longo do tempo. Em seguida, o arquiteto mostrou seus trabalhos em interiores residenciais e nos contou sobre seu processo criativo em cada um deles. Navarro tem um trabalho autoral, fazendo uso de desenhos à mão e de amostras de materiais para tornar o projeto visível para o seu cliente.

Destaco algumas dicas de Luis Navarro para os projetos de interiores:

  • Lavabo e hall de entrada são ambientes que permitem sair do "lugar comum" com o uso de iluminação cênica, de cores e materiais diferentes.
  • Procurar desenvolver ambientes "auto-suficientes" em que o usuário tem por perto tudo que precisa para executar suas atividades.
  • Projetar de "olho no futuro", permitindo que os espaços sejam adaptados às novas necessidades, como por exemplo, a transição de um quarto de criança para o de um adolescente.
  • O design de móveis é um aliado no aproveitamento do espaço, no planejamento dos usos futuros e na adequação às novas tecnologias. 

Navarro ainda falou sobre a importância de fazer o cliente acreditar que o projeto será concretizado e de que o investimento valerá a pena. Neste sentido, o profissional pode apresentar ao seu cliente uma diretriz de gasto que permita mapear quanto será desembolsado mensalmente com os fornecedores e prestadores de serviço na implantação do projeto.

arquiteto Luis Navarro e Carina Pedro - Design Essencial 2013
Foto: Luis Navarro e eu, Carina Pedro, ao fim da palestra (acervo pessoal)

Quem quiser saber mais, não deixe de visitar o site do arquiteto e designer Luis Navarro.

Quer comentar no blog?

Saiba como comentar usando o Disqus com o Facebook

Kindle Amazon

Addthis