sábado, 12 de abril de 2014

Design de interiores: 10 dicas para escolher quartos de hotéis pela internet

No post anterior falei sobre a importância do design de interiores na concepção de quartos de hotéis/pousadas e destaquei minha experiência positiva com a Pousada Praia do Portinho em Ilhabela. Neste post vou compartilhar algumas dicas para ajudar nessa escolha de um hotel ou pousada.

Duas coisas me ajudam bastante na hora de fazer essa difícil escolha: a indicação de um amigo que tenha o mesmo gosto e nível de exigência que o meu e uma pesquisa minuciosa pela internet. Infelizmente, nem sempre contamos com a indicação, por isso os sites de hotel ou aqueles especializados em viagens acabam sendo a principal fonte de informação. 

Para que a pesquisa na internet seja produtiva é importante observar bem as fotografias disponíveis nos sites e ler todos os comentários das pessoas que já se hospedaram no local. Não é uma pesquisa rápida, mas se for para acertar na escolha, acho que vale a pena gastar esse tempo na frente do computador! 



O que observar nas fotografias de hotéis e pousadas?

1. Para começar, consulte as fotos de viajantes no site do TripAdvisor e compare com as fotos profissionais do site do hotel. Os hóspedes podem mostrar alguns detalhes "ocultos". 

2. A não ser que seja um hotel em que o estilo da decoração seja o vintage, clássico ou colonial, é importante observar o design dos móveis e os eletrodomésticos. Veja se não há muitas peças antigas e defasadas. 

3. Cortinas pesadas, quadros e objetos decorativos fora de contexto e fiação aparente também mostram que não houve preocupação com a decoração. 

4. Azulejos de banheiro, box, pias e espelhos denunciam a data da última reforma e o estado de conservação da suíte. 

5. Observe se há abajures ou arandelas, pois este ponto de luz faz falta no quarto, tanto quanto a iluminação geral. Janelas grandes e varandas garantem uma boa iluminação natural. 

Como interpretar os comentários dos hóspedes? 

6. Os comentários dos viajantes são imprescindíveis. Mesmo não sendo uma avaliação técnica, ajudam a revelar muitos problemas no design de interiores dos quartos de hotéis. Dois sites são bons para ler os comentários dos hóspedes: TripAdvisor e Booking

7. Identifique problemas na disposição de móveis e no aproveitamento do espaço com comentários do tipo: "quarto apertado", "banheiro pequeno", "falta de espaço para malas". Um ambiente pequeno precisa de um cuidadoso projeto de interiores para ser bem aproveitado, seja com móveis sob medida, seja com móveis convencionais. 

8. Quando não há conforto acústico e térmico surgem reclamações sobre "barulho de rua", "de escada", "da caixa d'água", "movimento de carros", "quarto abafado", etc. A escolha inadequada de revestimentos de parede e piso causa esses problemas. 

9. O uso do banheiro pode ser uma experiência desagradável se ele não for bem construído. Além do espaço mínimo para uma boa circulação, é importante verificar o que as pessoas falam sobre água quente nas duchas e torneiras. Em lugares frios, especialmente, o aquecimento não pode falhar! 

10. Quarto com "iluminação hospitalar" nada mais é do que o uso de lâmpadas com temperatura de cor própria para ambientes de trabalho. Em um quarto onde vamos dormir é indicado ter lâmpadas amareladas que ajudam a relaxar. Na verdade, uma não exclui a outra, mas se nos acostumamos com ambientes mal iluminados, podemos não perceber o quanto os diferentes pontos de luz fazem falta na hora da maquiagem, ler um livro ou se trocar. 

Veja que são muitos itens a considerar antes de escolher um hotel ou pousada com um quarto que nos agrade por completo. Cama king size, lençóis de algodão, TV de LED podem fazer a diferença, mas não são garantia de uma hospedagem satisfatória. 

Você pode pesquisar outras fotos de hotéis e pousadas no Instagram, Flickr e Pinterest. Fazer essa pesquisa prévia ajuda a treinar o olhar e aumenta a chance de acerto. Recomendo também a leitura do post sobre a Pousada Praia do Portinho. Links estão destacados em laranja.

Quer comentar no blog?

Saiba como comentar usando o Disqus com o Facebook

Kindle Amazon

Addthis