sexta-feira, 25 de julho de 2014

Casa Cor SP 2014: ambientes no estilo retrô

Comentei outro dia no meu perfil do Instagram (@carina_pe) que história & decoração sempre me pegam de jeito. Gosto muito do estilo retrô e suas variações. Na Casa Cor São Paulo (2014) encontrei alguns ambientes com elementos nesse estilo e é claro que não resisti!! Quis logo destacá-los no primeiro post sobre o evento. 

Pensando nesse "saudosismo" de uma maneira positiva me lembrei de uma palestra do Design Essencial 2012 no Senac sobre o "Morar Contemporâneo". O evento aconteceu faz um tempo, mas guardei uma reflexão sobre como esses elementos do passado podem despertar lembranças e sensações boas que nos fazem ter vontade de estar em casa. O melhor de tudo isso é que não precisamos abrir mão da tecnologia que temos hoje à nossa disposição. 

Vamos ver algumas imagens? 

ambiente estúdio - projeto de Agnes Manso e Alice Miglorancia - Casa Cor SP 2014
Ambiente "Estúdio" - projeto Agnes Manso e Alice Miglorancia. Gostei muito do nicho com porta de correr, mas para mim o charme do ambiente está na geladeira rosa Smeg. Li no blog da Chris Campos que a marca está lançando uma linha nova que inclui uma batedeira no mesmo estilo retrô. 

ambiente cozinha - projeto Gerson de Sá e Ana Salama  - Casa Cor SP 2014
Ambiente "Cozinha" - projeto Gerson Dutra de Sá e Ana Salama. Gostei muito da composição de revestimentos utilizada nessa cozinha. O auto-relevo estava com tudo na Expo Revestir 2014. Quadrinhos e objetos retrô dão mais graça ao cantinho.

kit lanchonete anos cinquenta -  Casa Cor SP 2014
Ambiente "Cozinha" - projeto Gerson Dutra de Sá e Ana Salama. Quem aguenta esse kit lanchonete cinquentinha? <3 <3 <3

eletrodomésticos de última geração  - Casa Cor SP 2014
Ambiente "Cozinha" - projeto Gerson Dutra de Sá e Ana Salama. Como falei acima, apesar do estilo retrô estar em alta, não significa abrirmos mão das novidades tecnológicas. Na cozinha, isso se traduz em utensílios e eletrodomésticos de última geração. 

poster antigos  - Casa Cor SP 2014
Ambiente "Cozinha" - projeto Gerson Dutra de Sá e Ana Salama. Posters antigos P&B e coloridos deixam a parede bem mais divertida!

ambiente "Chalé do jogador de golfe" - projeto Antonio Ferreira Junior e Mario Celso Bernardes  - Casa Cor SP 2014
Ambiente "Chalé do jogador de golfe" - projeto Antonio Ferreira Junior e Mario Celso Bernardes. Achei o estilo retrô desta cozinha um pouco diferente da anterior, com cores e materiais que lembram uma cozinha industrial. O que acham? Eu gostei! 

bancada para preparar alimentos  - Casa Cor SP 2014
Ambiente "Chalé do jogador de golfe" - projeto Antonio Ferreira Junior e Mario Celso Bernardes. Detalhes da bancada de preparação dos alimentos e da pia. Este tipo de torneira é bem prático, pois permite direcionar o jato d'água (modelos assim estavam na Expo Revestir 2014). 

potinhos de marcas famosas na cozinha  - Casa Cor SP 2014
Ambiente "Chalé do jogador de golfe" - projeto Antonio Ferreira Junior e Mario Celso Bernardes. Os potinhos lembrando marcas famosas na cozinha dão um charme a mais! 

Ambiente "Chalé do jogador de golfe" - projeto Antonio Ferreira Junior e Mario Celso Bernardes. Gostei bastante da estante com nichos sem fundo, assim o belo papel de parede pode ser visualizado. 

suporte na parede do quarto para acomodar livros  - Casa Cor SP 2014
Ambiente "Chalé do jogador de golfe" - projeto Antonio Ferreira Junior e Mario Celso Bernardes. Solução interessante para acomodar livros e outros objetos nas laterais da cama. Aliás, linda cama de madeira! 

balança portátil  - Casa Cor SP 2014
Ambiente "Chalé do jogador de golfe" - projeto Antonio Ferreira Junior e Mario Celso Bernardes. Adorei a balança e ainda combinou com o meu tênis!!

poltronas de couro  - Casa Cor SP 2014
Ambiente "Chalé do jogador de golfe" - projeto Antonio Ferreira Junior e Mario Celso Bernardes. Gostei muito da composição assimétrica dos quadros, das luminárias e das mesinhas, quebrando a formalidade do sofá clássico modelo Chesterfield e das poltronas de couro. 
Fotos: Casa Cor SP 2014 (acervo pessoal)

Gostaria muito de ter tirado mais fotos dos ambientes, mas a Casa Cor estava bem cheia no dia da minha visita. Como eu não queria clicar os visitantes, assim que dava uma brecha, eu tirava a foto, sem poder enquadrar muito bem. Uma pena! Mas vamos ter mais alguns posts sobre a mostra. Fiquem de olho! 

Quer comentar no blog?

Saiba como comentar usando o Disqus com o Facebook

Kindle Amazon

Addthis