domingo, 20 de julho de 2014

Museu: mobiliário no Museu da Casa Brasileira

Tinha muita vontade de conhecer o Museu da Casa Brasileira em São Paulo quando surgiu a oportunidade de participar de um curso para professores. Foi bem bacana pois pude conhecer a história do casarão que sempre me chamou a atenção e de seu acervo que abriga uma coleção de móveis dos séculos XVII ao XXI. 

O casarão que na verdade é um palacete no estilo neoclássico foi a morada do casal Renata Crespi e Fabio Prado por 18 anos. Renata de família rica, italiana e industrial e Fabio de família aristocrática ligada à cultura do café, ambos muito participativos da política e sociedade paulista, cuidaram de deixar a casa e uma bela coleção de objetos para o MCB. 

Foi no ano de 1972 que a casa-palacete do casal virou sede do Museu da Casa Brasileira abrigando coleções e também os estudos realizados pelo pesquisador e diretor Ernani Silva Bruno sobre os usos e costumes da casa brasileira. Vários temas como alimentação, construção e ambiente doméstico foram abordados em suas pesquisas e hoje compõem o Arquivo Ernani. Quem quiser consultá-lo é só acessar o site do MCB.  

Na ocasião do curso recebi um belo catálogo do MCB e selecionei algumas peças que me chamaram mais atenção. Veja só: 

mobiliário do catálogo do Museu da Casa Brasileira
Foto: reprodução / mobiliário - catálogo do Museu da Casa Brasileira, 2007

1. Precursor do nosso guarda-roupa este armário-arca do século 17 é feito de carvalho com vários elementos decorativos entalhados, entre eles, a coluna clássica. Era utilizado para armazenar documentos, louças e roupas.

2. Típica arca do Barroco mineiro, no século 18, feita de cerejeira com adornos policromados. A presença de pés no móvel indica sofisticação. Por ter um coração pintado no centro é possível que tenha sido utilizada para guardar o enxoval de uma noiva. 

3. Cadeira sanitária do século 19, feita de imbuia com urinol no seu interior e uma tampa removível. Utilizada nos interiores das casas antes da construção dos sistemas de esgotos. 

4. Cama projetada no século XX, feita de caviúna e estrado de malha metálica com molas. O bom custo x benefício fez com que a "Cama Patente" se tornasse acessível a um grande número de pessoas, impulsionando a produção em série. 

Dica para os designers: o evento mais famoso do Museu da Casa Brasileira é o Prêmio Design MCB que acontece todo ano e resulta em uma mostra e cerimônia de premiação. A proposta do prêmio é revelar novos talentos e consagrar profissionais e empresas da área de design gráfico, de produto e arquitetura. As inscrições da segunda fase começam agora em julho só clicar no link em laranja

Quer comentar no blog?

Saiba como comentar usando o Disqus com o Facebook

Kindle Amazon

Addthis