terça-feira, 14 de julho de 2015

Profissão: projetando interiores com AutoCAD 2D

Semana passada finalizei o curso básico de AutoCAD 2D. Já tinha citado em outros posts da tag profissão minha vontade de estudar esse software. Como durante o curso de design de interiores não houve aulas suficientes para aprender nem praticar os diversos comandos do programa, senti a necessidade de estudá-lo em um curso específico. Escolhi a opção de 42h/aula, no Senac-Santos, instituição que é autorizada pela desenvolvedora do software, a Autodesk

O AutoCAD é um software muito usado pelos profissionais da área de engenharia, arquitetura, design, entre outros, para criar desenhos bidimensionais (2D) e tridimensionais (3D) com precisão absoluta. A primeira versão do programa é de 1982 e, de lá para cá, o software vem sendo aprimorado pela Autodesk. No curso do Senac aprendemos a versão 2014, embora já tenha sido lançada a 2016, as diferenças não são grandes. Para este post optei por comentar algumas vantagens e desvantagens que percebi ao longo do curso de AutoCAD 2D no que diz respeito ao projeto de interiores.

Vantagens:

1.Plantas: no caso dos interiores é muito importante estudar a circulação, a distância entre os objetos e mobiliário e as diversas maneiras de distribui-los, levando em conta as dimensões dos ambientes e do corpo humano. O AutoCAD 2D nos ajuda a fazer este estudo com precisão e detalhamento, imaginando que estamos olhando "de cima" a uma altura de 1,50 m do chão.  

2.Vistas: em outra posição, como se estivéssemos olhando "de frente", podemos estudar melhor a altura dos objetos e dos móveis, levando em conta o pé direito do ambiente e as dimensões do corpo humano. É possível detalhar, por exemplo, a distância entre a luminária e o balcão, entre as prateleiras de um armário, etc. 

3.Paginação de piso: podemos estudar diferentes tamanhos e combinações de piso para um mesmo ambiente, definindo onde começa e termina os revestimentos escolhidos, levando em conta portas com soleiras e outros detalhes.  

4.Iluminação: podemos estudar e indicar tanto a posição como a quantidade de luminárias, assim como os interruptores e circuitos elétricos. No caso de uma reforma de interiores pode haver a necessidade da instalação ou mudança de local das tomadas e outros itens, por isso poder indicar na planta as alterações será muito útil.  

5.Camadas: um bom exemplo da vida real que foi utilizado para explicar os uso de camadas no AutoCAD é o desenho no papel manteiga. Em termos de software, isso significa que cada elemento do seu desenho deve corresponder a uma camada com características específicas de cor, espessura e tipo de linha, podendo deixá-la visível ou invisível dependendo da sua necessidade.   

6.Escalas, cotas e penas: há a possibilidade de imprimir os desenhos em diferentes escalas, definindo as espessuras de linha e as cotas de acordo com a norma técnica e imprimir o desenho em formatos diversos, como jpg, pdf e plt, utilizando desde uma impressora comum até uma plotter. 

Desvantagens:

1.Blocos: no AutoCAD os blocos (louças, eletrodomésticos, plantas, etc.) podem ser criados por nós ou inseridos prontos no projeto. Isso facilita bastante, mas seria interessante que houvesse mais blocos específicos relacionados à área de interiores, para que pudéssemos sugerir na planta ou vista quando necessário, entre eles, móveis e luminárias de design. 

2.Hachuras: são as hachuras que possibilitam inserir textura e preencher com cores os desenhos feitos no AutoCAD, porém este comando é bem mais chato de usar do que eu imaginava. Por isso, optar por esse software para estudar composições estéticas pode ser bem trabalhoso. 

3.Configurações: é possível configurar letras, cotas, modos de impressão, uma série de coisas e, finalmente, criar um template personalizado com todas as suas preferências. Porém, fazer essas configurações exige um passo-a-passo nada intuitivo. Precisei anotar tudo com detalhes para conseguir repetir sozinha. 

Há mais vantagens do que desvantagens em aprender o AutoCAD 2D e eu recomendo fazer o curso. Foi comentado durante as aulas que muitas pessoas aprendem no dia-a-dia a usar o software, porém sem a instrução de um profissional especializado, pode acontecer de usá-lo de maneira inadequada ou simplesmente não aproveitar todo o seu potencial. Outra questão importante é que usamos o AutoCAD em inglês, isso pode ser um complicador para quem não conhece muito bem o idioma e tenta entender o programa sozinho.

AutoCAD 2D - software muito usado pelos profissionais da área de engenharia, arquitetura e design. (imagem ilustrativa)

Quer comentar no blog?

Saiba como comentar usando o Disqus com o Facebook

Kindle Amazon

Addthis