sábado, 30 de janeiro de 2016

Variedades: pequeno roteiro gastronômico em Belo Horizonte (MG)

Um dos meus maiores prazeres em viagens é experimentar comidas diferentes. Pode ser comida típica ou com alguma novidade, o importante é que seja boa. Para não ter erro, faço uma pesquisa prévia em blogs, aplicativos e peço dicas para quem já conhece o lugar. Na minha última viagem não foi diferente. Belo Horizonte é uma cidade ótima para comer e neste post vou compartilhar o pequeno roteiro gastronômico que fiz por lá.

Pão de queijaria - Belo Horizonte / MG
Pão de queijaria

Para comer o famoso pão de queijo mineiro escolhi A Pão de Queijaria. Tinha uma opção muito diferente no cardápio que era o sanduíche de pão de queijo, mas eu preferi o tradicional, sem recheio, com café de coador bem servido. Para acompanhar, podemos escolher manteiga de café ou patê de queijo canastra. Eu preferi o último. O lugar é pequeno, com ar descolado e jovial. Vi no Instagram da casa que estão fazendo uma reforma neste momento para atender melhor os clientes. 

A Casa Bonomi eu conferi no meu primeiro café da manhã na cidade. Já que era muito perto do meu hotel e amei o lugar, acabei voltando outras vezes. Pedi ovos caipiras mexidos, uma cesta de pães e café com creme. Nos outros dias experimentei o croissant de chocolate, a geleia de frutas vermelhas, um pão com canela e outro com nozes. Tudo feito na casa e delicioso. Ainda trouxe para casa um pão com queijo canastra super fofinho e de sabor bem mineiro. A decoração lembra uma fazendinha, com bastante madeira rústica, janelões antigos e um clima de interior muito aconchegante. 

Maria das Tranças - Belo Horizonte / MG
Maria das Tranças

Os pratos típicos experimentei nos restaurantes Maria das Tranças e Casa Cheia. Ambos possuem mais de um estabelecimento na cidade. O primeiro é famoso pelo frango ao molho pardo, prato admirado pelo ex-presidente mineiro Juscelino Kubitschek, que frequentava a casa mais antiga, na Pampulha. Conheci a unidade do bairro Savassi. Para matar a vontade pedi meia porção de frango ao molho pardo e meia de frango com quiabo, acompanhado de arroz e angu. A porção para uma pessoa é super bem servida e dá para duas pessoas. O lugar é grande, os detalhes em ferro e madeira dos móveis e as fotos dos clientes famosos ressaltam a cultura mineira.

No Casa Cheia me indicaram o prato de bife de fígado acebolado com jiló. Resolvi experimentá-lo na unidade Savassi (há também um estabelecimento dentro do mercado central). Achei que a dupla combinou perfeitamente, sabor suave e a porção para dois podia até ser maior. Acabei complementando com dadinhos fritos de queijo canastra. Muito bom também. O local me lembrou alguns barzinhos de Santos e São Paulo, onde o serviço é bem ligeiro e a decoração é mais urbana. 

Carina Pedro em frente ao Mural da Parada do Cardoso - Belo Horizonte / MG
Mural da Parada do Cardoso

Fotos: pequeno roteiro gastronômico em Belo Horizonte (MG) (acervo pessoal)

A Parada do Cardoso está em uma pracinha bonitinha do bairro de Santa Tereza. Lá, comi uma pizza bem gostosa no final de um dia de passeio. A massa é fininha e vem bastante recheio. Achei o cardápio super variado e dá para ficar na dúvida com tantas opções. O lugar é simples e o charme está no clima de happy hour e da prosa sem pressa dos frequentadores do bairro. 

Para finalizar o roteiro, recomendo uma lojinha para comprar queijos mineiros, a De-lá, que se define como um "empório que conecta os pequenos produtores de alimentos aos seus consumidores". Fui super bem atendida, experimentei todos os queijos do dia e tirei as dúvidas sobre os diferentes sabores. Escolhi levar o queijo da Serra do Salitre, cujo modo de fazer é patrimônio nacional. Ao comprá-lo, ajudamos as famílias envolvidas na produção a perpetuar essa delícia mineira!

Algumas indicações de onde comer em BH vieram da Camila Gomes do Blog Sim, Senhorita!, que foi super atenciosa ao tirar minhas dúvidas pelo seu perfil no Instagram. Para saber mais sobre essa viagem leia também o post "Minha experiência no Inhotim".

Quer comentar no blog?

Saiba como comentar usando o Disqus com o Facebook

Kindle Amazon

Addthis