terça-feira, 15 de março de 2016

Organização de ambientes: cinco produtos organizadores para casa

Depois que realizei o curso de organização residencial comentei no meu twitter (@carina_pe) que um "mundo" de produtos organizadores estava se descortinando na minha frente. Acredito que não exagerei, pois desde então tenho descoberto itens diversos para organizar a casa. No post de hoje vou comentar cinco deles que eu comprei, testei e aprovei no dia-a-dia. Mas, antes de tudo, vamos a algumas considerações sobre esse tipo de compra. 

produtos organizadores
Produtos organizadores. 

Um organizador profissional (personal organizer) precisa conhecer os produtos disponíveis no mercado para utilizar durante o seu trabalho e também poder indicar aos seus clientes. Durante os cursos e outros eventos da área somos apresentados a alguns deles e também estimulados a testá-los em nossas casas. Por outro lado, embora a aquisição de itens novos seja tentadora, precisamos fazê-la com cautela, depois de uma análise criteriosa das nossas necessidades. 

Como existem muitos tipos de produtos, de materiais e tamanhos diferentes e, às vezes, com mais de uma utilidade, se não houver uma análise correta, podemos comprar em excesso e acabar gerando acúmulo e bagunça. É possível também já termos em nossa própria casa a solução, um objeto com alto potencial organizador, que com um pouquinho de criatividade nos ajudará a resolver o problema em questão. 

Entre os itens que adquiri depois dessa análise das necessidades, cinco deles, que serão comentados neste post, eu considero objetos "puramente" organizadores, ou seja, não os utilizaria para outros fins, como os decorativos, por exemplo. Acredito que por causa disso também eu não os conhecia antes de fazer o curso de organização. 

colmeia de biquínis e capa protetora para lençóis e toalhas
Colmeia de biquínis e capa protetora para lençóis e toalhas.

O primeiro item organizador, à esquerda, é uma colmeia de biquínis utilizada para deixá-los organizados nas gavetas. Podemos usá-las para armazenar outros itens, como lingeries, meias, peças delicadas, etc. O conjunto de três ou mais colmeias como essas, quando bem colocado em uma gaveta, fica sensacional, pois não se perde mais nada por ali. 

O segundo item organizador é uma capa protetora para lençóis e toalhas que utilizo para guardar colchas decorativas da minha cama. Como é um item trocado com menos frequência, armazeno no maleiro do guarda-roupa, porém, quando fica solto, ocupa muito espaço, além do aspecto de desorganização. Tanto a capa como a colmeia são de TNT, detalhe importante para garantir a ventilação nas roupas. 

dobre rápido
Dobre rápido. 

Também gosto muito deste item organizador chamado "dobre rápido". Com ele conseguimos padronizar o tamanho das blusas e camisetas dobradas. À esquerda, o dobre rápido está fechado e dá para visualizar o tamanho que ficará a roupa dobrada, à direita, está aberto com a camiseta pronta para ser guardada. O passo-a-passo de uso é bem fácil, não exige esforço nem habilidade.

saco a vácuo e rotulador eletrônico
Saco a vácuo e rotulador eletrônico. 

Fotos: cinco produtos organizadores para casa (acervo pessoal)

Outro item organizador bem interessante é o saco a vácuo que serve para reduzir o tamanho das roupas na hora do armazenamento. Ótimo para aqueles itens que serão usados em situações bem específicas e raras, como roupas de festa, casacos volumosos, edredons, roupa de cama de hóspedes, etc. Tem de vários tamanhos e a retirada do ar é feita com aspirador de pó. O médio coube direitinho no meu maleiro (é importante fazer uma medição antes) e, no momento, estou utilizando para guardar peças antigas de recordação.

Para finalizar compartilho um item organizador que se revelou viciante para mim: o rotulador eletrônico! Com ele fazemos etiquetas adesivas personalizadas para identificar o que quisermos em casa, como os conteúdos de pastas, recipientes, validade de cosméticos, etc. Já testei com tudo isso e adorei! Esse modelo de rotulador imprime palavras em diferentes tamanhos, espaçamentos, símbolos e bordas. Precisa de pilhas e a fita comprada à parte tem 8 m de comprimento.

Quer comentar no blog?

Saiba como comentar usando o Disqus com o Facebook

Kindle Amazon

Addthis