quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Profissão: escolas e cursos livres em design de interiores e áreas afins (2013)

Fazer um curso ou assistir a uma palestra para aprender algo novo pode ser tão fundamental na vida de uma pessoa que entrar em uma sala de aula de tempos em tempos se torna um verdadeiro vício. O bom é que existem diversas possibilidades para quem quer estudar hoje em dia: cursos de longa e curta duração, presenciais e à distância

Para quem tem interesse em design de interiores e áreas afins há boas opções de cursos livres, introdutórios, que possibilitam ao aluno entrar em contato com o assunto pela primeira vez, ou para quem já está formado, complementar a formação ou se aprofundar nos conteúdos que tem mais interesse.

A seguir, destaco algumas escolas e cursos interessantes que tive a oportunidade de conhecer:

Senac: além do curso técnico em design de interiores, a instituição oferece todo semestre cursos de curta duração. Destaco o de "decoração prática" que é uma ótima oportunidade para quem quer saber se gosta mesmo do assunto e deseja prosseguir na área. Existem outros cursos disponíveis no mesmo formato, como iluminação residencial, feng shui, planejamento para acompanhamento de obras, vitrinismo, etc. O Senac oferece carteirinha de estudante, certificado e descontos para ex- alunos no valor total dos cursos e em livros da Editora Senac. Há ainda bolsa de estudo integral para alguns cursos.  

Escola Santista de Artes: a escola oferece dois formatos de curso de curta duração, os que se estendem por alguns meses como AutoCad, 3D para arquitetura, ilustração arquitetônica, design de interiores e os que duram apenas uma semana, como o minicurso de maquetes, o de sketchup e o de luminotécnica (projeto residencial). No caso do minicurso de maquetes, o material está incluso no valor do curso. A escola oferece certificados. 

Centro Universitário Belas Artes de São Paulo: os cursos livres da Belas Artes estão divididos em duas grandes áreas "arquitetura, arte e design" e "comunicação e cultura". Da primeira área fazem parte cursos de AutoCad 2D e 3D, de maquete eletrônica, projeto paisagístico, design de móveis, lighting design básico, entre outros. Alguns cursos como AutoCad são oferecidos também na modalidade à distância. A instituição dá certificado e disponibiliza uma espécie de "cartão fidelidade" que funciona assim: ao final de cada curso o aluno recebe um selo, quando completar 5 selos, terá 40% de desconto no próximo curso livre que se matricular. Para comodidade do aluno, é dado um "kit lanche" em todos os dias de aula e também "kit papelaria" com bloco de notas, caneta, lápis e uma pasta. 

Escola São Paulo: a escola oferece ciclos de palestras e cursos de curta duração em áreas como cenografia contemporânea, curadoria, design de mobiliário, história da arte e do design, análise de cidades, etc. O aluno que está  matriculado em um de seus cursos pode assistir aulas avulsas (gratuitamente) em outros cursos de seu interesse. O aluno ainda tem descontos em restaurantes, estacionamentos e lojas na região da escola (Rua Augusta, SP) e pode tirar a carteirinha da União Municipal dos Estudantes (UMES). 

SP Escola de Teatro: a escola oferece cursos técnicos de longa duração nas áreas de iluminação, cenografia e figurino, técnicas de palco, sonoplastia, atuação, dramaturgia, direção e humor, assim como cursos curtos de extensão cultural, entre eles, os de introdução à cenografia, ao desenho de animação e à interpretação. Todos os cursos são gratuitos e os candidatos passam por um processo seletivo. 

ilustração de livros - Jay Roeder
Foto: reprodução /Jay Roeder(designer e ilustrador).

Quer comentar no blog?

Saiba como comentar usando o Disqus com o Facebook

Kindle Amazon

Addthis