quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Santos Arquidecor 2013: entrevista com o arquiteto Leonel Fernandes

Nesta semana entrevistei o arquiteto Leonel Fernandes que projetou a "sala-bar" na Santos Arquidecor-Casa Natal 2013. Neste bate-papo ele nos explica o conceito do seu projeto, destaca o que mais gostou no ambiente, fala um pouco de cenografia e ainda dá dicas incríveis para os novos designers e arquitetos que pretendem trabalhar com projetos de interiores. 

Formado em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo, Leonel Fernandes tem uma carreira consolidada na área de arquitetura e design de interiores. Constam em seu portfólio diversos projetos para residências, comércio e serviços, como a Clínica estética Shape, o Salão de beleza Cosmopolitan e a Escola de TV Wolf Maia. Em sua trajetória profissional o arquiteto também realizou trabalhos na área de cenografia de eventos e expôs pinturas em tela de sua autoria. 

Leonel Fernandes participou de várias edições da Santos Arquidecor. Neste ano de 2013 a sua "sala-bar" tem chamado a atenção dos visitantes com seu estilo único e ousado, que o arquiteto define como "eclético, moderno e cosmopolita"Como estava trabalhando na "sala de leitura" do Senac (ao lado da "sala-bar"), tive a oportunidade de acompanhar as transformações do seu ambiente e fiquei encantada ao ver o espaço pronto! 

A seguir, a entrevista que Leonel Fernandes gentilmente me concedeu:

Carina Pedro - Você poderia nos falar um pouco sobre seu processo criativo nos projetos de interiores residenciais?

Leonel Fernandes - O projeto começa após uma reunião de briffing com o cliente, preferencialmente na atual residencia dele, onde eu posso sentir e entender a dinâmica da casa, gostos, tendências e hábitos, a partir daí começa a se delinear o projeto, cores e materiais normalmente surgem durante as visitas ao fornecedores, onde sem censurá-lo, peço que o cliente me indique o que gosta, assim posso adequar este deseja natural dentro do projeto.

Qual conceito criou para a Sala Bar da Santos Arquidecor 2013?

Minha proposta é apresentar uma sala-bar com elementos de design arrojados e marcantes, mas que tenha uma dinâmica tão clássica que poderia receber boêmios de 30, 50 ou 70 anos... Com o tema da Santos Arquidecor ("O charme de viver a beira mar") em mente, imaginei um espaço que se debruçasse sobre a vista de uma linda baía, com um visual eclético, moderno e cosmopolita. Essas são características que aparecem muito em meu trabalho. Então, utilizei cortinas de gaze de linho com estampas geométricas da Composê, poltronas em madeira natural em volta de uma mesa com tampo de mármore verde Guatemala, produzida especialmente para o espaço pela Alhambra. Também trouxe um grande ventilador com pás em fibra natural, da Galeria OuroVelho e um armário-bar em laca verde. Ao lado dele há uma par de aparadores e espelhos de cristal.

O que você mais gostou e destaca no resultado final do seu ambiente?

O papel de parede geométrico, aveludado em branco e preto, presente em todas as paredes. Ele envolve todo o espaço e fortalece a atmosfera marcante e sedutora do projeto, fornecido e instalado com exclusividade pela Composê. Os pendentes em cristal da Galeria Ouro Velho e também o conjunto de peças de decoração da Coisas da Casa, que complementam o ambiente e fortalecem a atmosfera sofisticada.

No blog também nos interessamos por cenografia, você poderia nos contar um pouco sobre seus interesses nessa área?

A cenografia é uma vertente do meu trabalho, mas para à qual tenho tido menos tempo de me dedicar, gosto muito por causa do caráter efêmero presente nos projetos, são ambientes e estruturas produzidas para durarem um tempo reduzido, as vezes apenas horas, essa velocidade e renovação me agradam. Além disso num projeto cenográfico sempre podemos expandir os limites do convencional e usual.

Que dicas, conselhos e/ou sugestões você daria para designers e arquitetos iniciantes e interessados em trabalhar com projetos de interiores?

Sempre ter em mente que estamos trabalhando para os nossos clientes e não para nós mesmos, valorizar a pontualidade e a clareza durante todas as etapas do projeto. Mais vale um trabalho simples e bem feito do que um complexo e mal acabado.

Vejam algumas fotos da charmosa "sala-bar" de Leonel Fernandes na Santos Arquidecor 2013:

sala bar - foto 1 - Leonel Fernandes - Santos Arquidecor 2013

mesa com tampo verde, poltrona e almofadas - sala bar - Leonel Fernandes - Santos Arquidecor 2013
  • Mesa com tampo de mármore verde "Guatemala" da Alhambra.
  • Poltronas em madeira natural com almofadas exclusivas da marca inglesa Basso & Brooke  

sala bar - foto 2 - Leonel Fernandes - Santos Arquidecor 2013

papel de parede, pendentes de cristal e peças de decoração - sala bar - Leonel Fernandes - Santos Arquidecor 2013
  • Papel de parede geométrico em P&B da Composê. 
  • Pendentes em cristal da Galeria Ouro Velho 
  • Conjunto de peças de decoração da Coisas da Casa
sala bar - foto 3 - Leonel Fernandes - Santos Arquidecor 2013

sala bar - foto 4 - Leonel Fernandes - Santos Arquidecor 2013

arquiteto Leonel Fernandes e Carina Pedro - sala bar - Santos Arquidecor 2013
Leonel Fernandes e eu na sua linda "sala bar"
                                    
                                    Fotos: sala-bar/projeto Leonel Fernandes (acervo pessoal)

Muito obrigada pela entrevista, Leonel! Adorei! Para quem quiser saber mais, não deixe de visitar o site leonelfernandes.com e seguir o perfil no Facebook: Arquiteto Leonel Fernandes

Quer comentar no blog?

Saiba como comentar usando o Disqus com o Facebook

Kindle Amazon

Addthis