domingo, 6 de outubro de 2013

Livro: "pessoas quentes" e "frias" em "Terapia do Apartamento", de Maxwell Ryan

Um livro bem bacana que li recentemente sobre design de interiores foi o Apartment Therapy:, em português, "Terapia do Apartamento: transforme seu lar em oito semanas" (2007). O autor norte-americano Maxwell Ryan tem uma história profissional interessante, com a qual me identifiquei logo de cara!

Designer, mestre e professor na educação básica em uma escola Waldorf, Maxwell juntou todo o seu conhecimento e experiência profissional para criar uma nova forma de trabalhar com design de interiores. Em vez de resolver os problemas dos seus clientes, ele os orienta a encontrar as soluções para suas casas por si mesmos, por isso o nome do livro "Terapia do Apartamento". 

Maxwell conta no livro algumas histórias que vivenciou com seus clientes, passa muitas dicas legais e ainda oferece o passo-a-passo deste trabalho "terapêutico" com um cronograma de oito semanas para o leitor seguir. Aí você se pergunta, é um livro de auto-ajuda? pode ser! faz milagres? não! mesmo assim, ele traz algumas sugestões bem interessantes para quem está incomodado com a própria casa e não sabe por onde começar a arrumação.

Uma das análises que mais gostei foi a respeito das diferenças entre a casa das "pessoas quentes" e a das "pessoas frias". Para explicar, Maxwell conta a história da Diana, cujo apartamento quase não tinha móveis, as janelas não tinham cortinas, na geladeira a comida era escassa e vencida. Tudo isso não era por falta de dinheiro, mas porque Diana era uma "pessoa fria", ou seja, ficava pouco tempo em casa, era focada no trabalho e não tinha tempo para receber visitas. Já o casal Carl e Julia era o oposto, o apê era bagunçado, com objetos e poeira acumulados em diversos cantos. Eles eram "pessoas quentes", gostavam de receber os amigos em casa e acabavam se apegando às pessoas e também às coisas.

livro "Terapia do Apartamento"
Imagens: All Posters

Maxwell fala o quanto é importante respeitar o jeito de ser de cada um e dá dicas simples para resolver essa relação de "mal-estar" com a casa. Para as "pessoas frias", comprar flores, por cortinas nas janelas e chamar os amigos de vez em quando para tomar um café, são atitudes que ajudariam a tornar a casa mais confortável e acolhedora. Para as "quentes", fazer uma boa faxina nos armários, doar o que não se usa mais, cancelar a assinatura de uma revista, ajudaria a eliminar o excesso de coisas em casa e retomar o equilíbrio perdido com a bagunça. 

Acho que todo mundo conhece alguém que se parece com um desses dois tipos. Como ressalta Maxwell, o importante é saber que ninguém está errado por ser mais "frio" ou mais "quente", o problema é quando algo está incomodando. Foi o caso da Diana e do casal Carl e Julia, que não estavam felizes com seus lares. 

A partir destes exemplos do autor, pensei em diversas coisas que poderia fazer na minha própria casa. Tenho tendência a acumular coisas, por isso procuro exercitar o desapego de tempos em tempos e me sinto bem melhor ao "desafogar" meus armários e gavetas.E vocês? já pensaram sobre isso? Se sim, sentiram vontade de melhorar algo em suas casas?

capa livro Terapia do Apartamento - Maxwell Ryan

*Maxwell Ryan também criou o blog Apartment Therapy, recheado de informações sobre a área, com dicas de "faça você mesmo", fotos de "antes" e "depois" e de ambientes inspiradores, enviadas por seus leitores.

Quer comentar no blog?

Saiba como comentar usando o Disqus com o Facebook

Kindle Amazon

Addthis