quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Santos Arquidecor 2013: o "estilo navy" na sala de leitura do Senac

A Santos Arquidecor-Casa Natal é um evento de decoração que acontece todo ano na cidade de Santos. Realizada pela AEA Stella Maris, a Mostra já está na sua 19ª edição e, ao longo dos anos, vem contribuindo na divulgação do trabalho de arquitetos, designers de interiores, paisagistas e outros profissionais atuantes no litoral paulista.

O Senac-Santos não ficou de fora da Santos Arquidecor 2013, patrocinando seus ex e atuais alunos do curso de design de interiores, a instituição adquiriu o direito de uso do ambiente "sala de leitura" na Mostra. É aqui que eu, Carina Pedro, entro nessa história! Como ex-aluna do curso de design de interiores, fui convidada pelos professores do Senac a participar, junto a outros alunos, desta empreitada. Depois de dois meses de trabalho, posso dizer que foi uma experiência incrível e de muito aprendizado.

Ao saber que o tema da Mostra em 2013 seria o "Charme de viver à beira-mar", a professora e arquiteta coordenadora do projeto Heloisa Demigliano orientou a equipe* a pesquisar imagens de alguns ambientes que poderiam servir de inspiração e outros que não seriam adequados ao nosso espaço. Fazer esta pesquisa foi muito bacana, pois conseguimos organizar uma pasta de referências bastante útil e que acabou norteando o grupo nas escolhas dos acabamentos, materiais, cores e tecidos a serem usados no projeto.

Minha pesquisa resultou na sugestão do estilo "navy", que foi o escolhido pelo grupo. Por conta do tema da Mostra, achamos apropriado trazer elementos da moda dos marinheiros para dentro do nosso espaço. As cores azul marinho, vermelho e branco são marcantes e fazem uma linda combinação, por isso elas estão presentes nos tecidos das almofadas, futons, nas portas e gavetas da estante de livros, nos objetos de decoração e nas paredes do ambiente.

mural de inspirações do estilo navy
Mural de inspirações do estilo "navy" para o projeto

Além disso, a cor azul traz calma, tranquilidade e ajuda na concentração. Tudo a ver com uma sala de leitura! As cores utilizadas nas paredes do ambiente são:

cor azul sub-zero e branco lagoa das Tintas Coral

Vamos espiar alguns detalhes?

almofadas e futons dentro da estante da sala de leitura do Senac - Santos Arquidecor 2013
  • Uma proposta diferente: almofadas e futons para sentar dentro da estante, feitos sob medida pela loja Donna Lice

parede azul escura e cadeira panton com alfomadas no estilo navy
  • A cor azul escura utilizada em uma única parede dá a impressão de que o espaço é maior. As tintas, piso e outros materiais de construção foram fornecidos pela loja Nova Bertioga
  • A famosa cadeira Panton de Verner Panton completa o visual "navy"

futons de tecido azul estampado - sala de leitura do Senac - Santos Arquidecor 2013
  • Os futons de tecido azul estampado deixam o banco de madeira mais confortável

objetos decorativos - sala de leitura do Senac - Santos Arquidecor 2013

estante planejada com portas azuis - sala de leitura do Senac - Santos Arquidecor 2013
  • Estante planejada pela New Móveis, com portas azuis, recheada de livros da Editora Senac e objetos decorativos, tudo iluminado por fitas de led instaladas pela Onlux

Fotos: sala de leitura Senac-Santos (acervo pessoal).

Tenho ainda mais detalhes para contar deste projeto! Enquanto isso, para conferir ao vivo a sala de leitura e outros ambientes, não deixe de ir nos visitar na Santos Arquidecor 2013, Rua Voluntários Santistas, 24/25, Boqueirão, Santos. Fica aberta de terça a domingo, das 15h às 22h, até o dia 3 de novembro. A entrada (inteira) custa 20 reais.


Exibir mapa ampliado

Membros da equipe Senac-Santos:
Heloisa Demigliano (coordenadora), Carina Pedro, Adriana Ribeiro, Denise Carneiro, Djair Gutierrez, Simone Russo e Taluana Saraiva.

Quer comentar no blog?

Saiba como comentar usando o Disqus com o Facebook

Kindle Amazon

Addthis