segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Santos Arquidecor 2013: entrevista com a designer de interiores Karla Guisande

Na última semana entrevistei a designer de interiores Karla Guisande que está participando da Santos Arquidecor-Casa Natal 2013 com o ambiente "quarto do rapaz". Depois que manifestei interesse em conhecer melhor seu trabalho, Karla gentilmente me convidou para conversarmos em seu escritório, onde ela me explicou como concebeu seu projeto para edição 2013, destacou alguns detalhes do ambiente, falou sobre o mercado de trabalho para os designers da região e ainda deu dicas para quem está começando na área. 

Karla Guisande é formada em Design de Interiores pela Universidade Santa Cecília (UNISANTA), de Santos. Também faz parte de sua trajetória profissional a formação em Administração de Empresas. Nos últimos anos, vem se dedicando à área de design de interiores e ganhando destaque nas quatro edições da Santos Arquidecor que participou. 

A designer mantém uma preocupação constante em pesquisar e adquirir novos conhecimentos na área. É desta forma que ela se mantém atualizada e preparada para fazer os projetos dos seus clientes. Percebi esta preocupação no "quarto do rapaz", que me chamou atenção por estar antenado com as tendências. Gostei muito da combinação do "novo" com o "antigo" e do reaproveitamento de elementos originais da casa.

Vamos conferir a entrevista? 

Carina Pedro - Você poderia nos falar um pouco sobre seu processo criativo nos projetos de interiores residenciais?

Karla Guisande - É importante visitar a casa do cliente a fim de entender quem ele é, o que ele precisa, quais são suas necessidades, sua rotina, seus hobbies, pois cada grupo familiar tem uma característica diferente. O designer de interiores deve ter em mente que a casa ficará como seu cliente quer. Neste sentido, o projeto pode se desenvolver em torno do papel de parede que o cliente trouxe de uma viagem, de um móvel presente na família há muitos anos, de um belo tapete ou uma peça de arte que ele aprecia.

Qual conceito criou para o "quarto do rapaz" na Santos Arquidecor 2013?

Houve uma preocupação em fazer um projeto bem elaborado, sem fugir do tema da Santos Arquidecor 2013, "O charme de viver à beira-mar". Como a Mostra é algo conceitual, procurei sair da mesmice e criar um quarto que, embora seja habitável, traz um conceito diferente e ousado. Pensei em um rapaz jovem, entre 18-20 anos, com namorada. Para fugir dos clichês, a cama utilizada possui um tamanho intermediário entre a cama de casal e a de viúva, a tinta utilizada nas paredes tem um tom azul esverdeado, o piso de tacos envelhecido e as paredes de tijolos, originais da casa, foram mantidos no ambiente, ganhando o mesmo destaque de outros elementos do projeto. O quarto do rapaz é um ambiente rústico, ao mesmo tempo elegante e com elementos contemporâneos, por isso a utilização de uma cama em linhas retas, de tecidos como o linho e a sarja e do uso do vidro.

O que você mais gostou e destaca no resultado final do seu ambiente?

É difícil destacar um único elemento. Gostei de como ficou a roupagem final do ambiente, da cabeceira, da bancada com cordas, da mão francesa em ferro fundido, de como ficou o armário que eu mesma desenhei, do tapete feito sob medida, da porteira de espelho, do conjunto de quadros na parede de tijolos. Destaco também os diferentes cenários que a iluminação pode proporcionar: a luz pontual evidenciando os quadros e o painel, os pendentes que lembram lamparinas, a iluminação na bancada para estudo e as LEDs que instaladas ao redor da cama e nas sancas ajudam a criar um clima propício para o namoro do jovem rapaz.

Em sua opinião, no mercado da baixada santista predomina a procura por profissionais para realizar projetos de interiores residenciais, corporativos ou comerciais? Poderia especificar um segmento dentro da(s) área(s) em destaque?

Tenho trabalhado mais com projetos de interiores residenciais e corporativos. No caso de residências, são famílias de alto e médio padrão, mas não existe uma regra, podem ser solteiros que vivem em grandes apartamentos e famílias que vivem em espaços pequenos. Os corporativos são, em geral, escritórios projetados para empresas e profissionais autônomos, mas já houve o caso de fazer um projeto para uma adega particular dentro de uma sala comercial. O projeto corporativo é mais fácil de ser executado, pois o contato geralmente é feito com uma única pessoa, já o residencial é mais complexo por ter que conciliar necessidades e desejos de um grupo de pessoas. 

Que dicas, conselhos e/ou sugestões você daria para designers e arquitetos iniciantes e interessados em trabalhar com projetos de interiores?

Acredito que precisamos "vender" valor e entregar "valor", ou seja, o profissional da área precisa saber vender o próprio trabalho mas precisa prestar um bom serviço, fazer um bom atendimento, entregar um projeto bem elaborado. Durante a execução deste projeto, no período das obras, a assistência ao cliente precisa ser boa e os fornecedores de confiança. Quem está iniciando na área pode fazer pesquisas com colegas mais experientes e pedir indicações. Outra dica é procurar montar um escritório para atender o cliente de maneira mais profissional. Entender este cliente ao máximo é fundamental, pois o projeto é para ele.

Vejam algumas fotos e detalhes do "quarto do rapaz" na Santos Arquidecor 2013:

foto 1 - quarto do rapaz - Karla Guisande - Santos Arquidecor 2013
Foto: André Monteriro

foto 2 - quarto do rapaz - Karla Guisande - Santos Arquidecor 2013
Foto: André Monteriro

porteira de espelho - quarto do rapaz - Karla Guisande - Santos Arquidecor 2013
  • Bela composição ao lado da cama com a porteira de espelho, parede de tijolos pintada, tapete moderno, piso de taco original da casa e iluminação por pendentes fornecidos pela Lumen
foto 3 - quarto do rapaz - Karla Guisande - Santos Arquidecor 2013

bancada de estudos - quarto do rapaz - Karla Guisande - Santos Arquidecor 2013
  • Detalhes da bancada de estudos, sustentada por cordas, com objetos decorativos no estilo retrô, fornecidos pela loja Palha de Seda, e cadeira com capa de tecido (sarja)
  • Prateleira sustentada por uma bela mão francesa em ferro fundido
foto 4 - quarto do rapaz - Karla Guisande - Santos Arquidecor 2013

armário desenhado por Karla Guisande - quarto do rapaz - Santos Arquidecor 2013
  • Detalhes da decoração sobre o armário desenhado pela própria designer de interiores, especialmente para o ambiente
  • Bela composição de quadros da Urban Arts na parede de tijolos original da casa
foto 5 - quarto do rapaz - Karla Guisande - Santos Arquidecor 2013

Fotos: detalhes do "quarto do rapaz"/projeto Karla Guisande (acervo pessoal)

Muito obrigada, Karla! Gostei muito de conhecer você e seu lindo escritório! Para quem quiser saber mais, não deixe de seguir o perfil da designer de interiores no Facebook: Karla Guisande

Quer comentar no blog?

Saiba como comentar usando o Disqus com o Facebook

Kindle Amazon

Addthis