terça-feira, 29 de outubro de 2013

Santos Arquidecor 2013: o projeto de iluminação da sala de leitura do Senac

Estamos na última semana da Santos Arquidecor-Casa Natal 2013 e não poderia deixar de falar de uma parte tão importante do projeto da "sala de leitura" do Senac: a iluminação. Nossa preocupação* foi oferecer um ambiente bem iluminado ao leitor e ao mesmo tempo aconchegante como deve ser uma sala residencial. 

Para criar essas diferentes atmosferas foram utilizadas iluminação ambiente e de destaque. Para cada uma delas, foi preciso escolher as lâmpadas e luminárias mais adequadas a fim de atingir o efeito esperado sem consumir muita energia elétrica. Lembrando que temos uma grande janela de vidro transparente que nos permite receber luz natural durante o dia. Na parte elétrica, foram feitos circuitos separados, ampliando as opções de acendimento. 

Vamos ver como ficou? 

arandelas com lâmpadas LED - sala de leitura Senac - Santos Arquidecor 2013
  • Arandelas com lâmpadas LED foram colocadas no teto para iluminar o ambiente por meio da reflexão da luz. Este efeito da luz indireta ajuda a criar uma atmosfera mais aconchegante.
Luz indireta - sala de leitura Senac - Santos Arquidecor 2013
  • Aqui a luz indireta é obtida por meio de duas lâmpadas fluorescentes tubulares "escondidas" em cada sanca de gesso, sendo que uma delas também é um cortineiro. 
  • O abajur proporciona este efeito de luz direta-indireta, neste caso, dirigindo parte da luz da lâmpada incandescente para cima e parte para baixo. 
abajur e quadro de Romero Brito - sala de leitura Senac - Santos Arquidecor 2013

luminárias tipo spot - sala de leitura Senac - Santos Arquidecor 2013
  • Duas luminárias embutidas do tipo spot proporcionam luz direta e direcionada por meio de lâmpadas LED, chamando a atenção dos visitantes para a ilustração do Romero Britto (quebra-cabeça "Britto's Garden" da Grow).
nichos da estante com fitas de LED - sala de leitura Senac - Santos Arquidecor 2013
  • Os nichos da estante foram projetados com espaço para a instalação de fitas de LED, que ajudam a destacar os livros e os objetos de decoração.
Fotos: sala de leitura Senac-Santos (acervo pessoal)

O projeto de iluminação da "sala de leitura" foi feito em parceria com a Onlux que também forneceu e instalou as lâmpadas e luminárias. Para saber mais a respeito do nosso ambiente,  acesse o post estilo 'navy' na "sala de leitura do Senac" e outro sobre "como fazer a estante de livros flutuante da sala de leitura do Senac".

*Membros da equipe Senac-Santos: 
Heloisa Demigliano (coordenadora), Carina Pedro, Adriana Ribeiro, Denise Carneiro, Djair Gutierrez, Simone Russo e Taluana Saraiva.

Quer comentar no blog?

Saiba como comentar usando o Disqus com o Facebook

Kindle Amazon

Addthis