quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Evento: palestra das Tintas Coral para o Design Essencial 2013 no Senac-Santos

Acredito muito na transformação de um ambiente por meio de uma boa pintura! Este é um recurso simples que faz uma baita diferença sem grandes custos. Como os fabricantes de tintas estão sempre em busca de inovações técnicas, é importante estar informado sobre as novidades deste setor.

Dando continuidade aos posts sobre o Design Essencial, realizado pelo Senac, tivemos no último dia do evento a palestra sobre as linhas de produtos das Tintas Coral e suas formas de utilização. Não podia perder, né? Vou contar um pouco do que aprendemos com o responsável por treinamentos da marca.

palestra das Tintas Coral - Design Essencial 2013

Uma das informações iniciais bastante esclarecedora foi a descrição da composição das tintas: resina + pigmento + aditivo + solvente. Entre todos os componentes os que mais influenciam no preço são a resina e o pigmento. 

Como a resina é responsável pela resistência da tinta e o pigmento pela cor, já deduzimos que aquela tinta classificada como "Premium", resistente e bem pigmentada, será sempre mais cara que as demais. 

Outro assunto bastante discutido foi a qualidade da pintura. Para que ela fique boa, a preparação da superfície é essencial. O palestrante citou a esmaltação das unhas como exemplo, pensei também na maquiagem, em que precisamos preparar muito bem a pele antes de entrar com as cores! :)

Para pintar uma parede foram destacados dois produtos da Coral que fazem parte do passo-a-passo de preparação: Fundo Preparador Base Água que, entre outras funções, prepara o reboco para receber a tinta e bloqueia a alcalinidade; Selador Acrílico, que uniformiza a parede e diminui o consumo de tinta. 

Entrando no mundo das cores, as opções são variadas. Vamos ver algumas delas: 

produtos das Tintas Coral - Design Essencial 2013
  1. Rende Muito, O original: recebeu este nome por conta dos "clones" da concorrência. É do tipo Standard, ou seja, não é a top Premium, mas também não é a Econômica. Uma lata de 18L pinta até 500m² por demão.
  2. Coral 3 em 1: tipo Premium, antibactéria, antimofo, sem cheiro, recomendada para consultórios médicos.
  3. Coralar:  tipo Econômica, antimofo, bom acabamento, deve ser utilizada somente em ambientes internos.
  4. Decora: tipo Premium, promete um acabamento perfeito, sem cheiro em até 3 horas depois da aplicação.
  5. Esmalte Coralit: tipo Premium, para uso em madeiras e metais. A nova fórmula é à base de água, sem cheiro e secagem mais rápida.

É bom lembrar que as tintas possuem acabamentos diferentes que precisam ser levados em conta na hora de escolher a cor. Por exemplo, o acabamento fosco não ressalta as imperfeições da parede, mas também não deve ser usado em locais onde podem sujá-la facilmente. Neste caso, é melhor usar a Coral Super Lavável que tem acabamento acetinado e é fácil de limpar.

Apesar das tendências de cores para 2014 já terem sido anunciadas pela Coral, ganhamos uma revistinha bem inspiradora com as tendências de 2013, olha só:

foto 1 - tendências de cores das Tintas Coral - Design Essencial 2013
Linda a composição do "Preto Zibelina"com a cor "Águas Calmas"!

foto 2 - tendências de cores das Tintas Coral - Design Essencial 2013
E esse "Sorvete de Ameixa"?, super elegante e feminino!

Fotos: evento e reprodução do material da Coral (acervo pessoal)

Tem outros produtos que foram citados na palestra e que vale a pena dar uma olhada, como o Esmalte Hammerite para locais com ferrugem, o Wandepoxy Base Água para quem quer pintar azulejos e a linha completa de vernizes para madeiras Sparlack. 

Para saber mais, não deixe de visitar o site das Tintas Coral, lá tem informações detalhadas sobre cada produto. Qualquer dúvida, é só escrever aqui nos comentários! 

Quer comentar no blog?

Saiba como comentar usando o Disqus com o Facebook

Kindle Amazon

Addthis