quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Decoração: inspirações decorativas com a velha e boa almofada!

O mundo dos objetos decorativos é variadíssimo, mas tem um desses itens que sou fã e não abro mão pelo seu poder transformador de ambientes, preços acessíveis e conforto que proporciona: a velha e boa almofada

Sobre o conforto ninguém duvida, mas como aproveitá-las para decorar o ambiente? Vou fazer um paralelo com a moda: misturar cores e estampas é um exercício que os consultores de estilo sempre nos motivam a fazer para deixar o look mais interessante. Que tal fazer isso na decoração também? 

Aquela combinação que você adora fazer com suas roupas pode aparecer na sua sala ou quarto de dormir. É só dar uma espiadinha no seu guarda-roupa, identificar o que te agrada e soltar a imaginação na hora de escolher as estampas e combinar as almofadas entre si e o restante do ambiente.  

Compartilho aqui algumas ideias da minha pastinha de referências sobre o tema. Vamos ver? 

almofadas - combinação de cores
  • Foto: reprodução/ Bambula. Repare que os desenhos mudam, mas a combinação de cores é sempre a mesma. Este é um bom jeito de acertar na mistura de estampas e deixar o ambiente mais interessante com almofadas diferentes. 
almofadas - cores contrastantes
  • Foto: reprodução/ Bambula. Utilizar cores contrastantes juntas como o azul e o laranja também fica muito bonito. Se ficar na dúvida, combine uma almofada lisa com outra estampada. 
almofadas - estampas diferentes
  • Foto: Loja Decor in Style - Kazarro (acervo pessoal). Três estampas completamente diferentes, mas com a mesma combinação de cores azul e branco. Não tem como errar!
capa para almofadas
  • Foto: Loja Decor in Style - Kazarro (acervo pessoal). Capas para almofadas nas cores azul, branco e vermelho ajudam a compor a decoração no estilo navy.
almofada colorida
  • Foto: reprodução/ Apartament Therapy. Note como a almofada colorida "conversa" com o quadro na lateral da cama. O preto e o branco ajudam a neutralizar.
almofada P&B
  • Foto: reprodução/ Apartament Therapy. Listra é um clássico e por ser P&B combina com qualquer outra estampa, como a floral. 
almofadas lisas e estampadas
  • Foto: reprodução/ Apartament Therapy. Juntar cores contrastantes como o azul e o laranja deixam o ambiente cheio de personalidade. As almofadas lisas e estampadas seguem a mesma combinação de cores. 
almofadas em tons de cores próximas
  • Foto: reprodução/ Apartament Therapy. Almofadas em tons próximos, no caso, laranja e vermelho, também ficam super bem juntas, quebrando a seriedade do cinza no ambiente.
almofadas do jardim de entrada da Santos Arquidecor 2013
  • Foto: "jardim de entrada" - Santos Arquidecor 2013 (acervo pessoal). Listras P&B e almofadas coloridas animando o fundo neutro.
almofadas divertidas
  • Foto: Casa Cor 2012 - São Paulo (acervo pessoal). Almofadas divertidas são ótimas para quebrar a seriedade de escritórios e bibliotecas.

almofadas - combinação do amarelo com o turquesa
  • Foto: reprodução/ Houzz. Uma combinação linda e inusitada do amarelo com o turquesa. E olha o P&B aí de novo! 

Almofadas podem ser feitas sob encomenda em lojas especializadas. Também é possível reaproveitar as antigas, comprando apenas a capa pronta com as dimensões adequadas. Para os mais prendados, é só adquirir o material e colocar a mão na massa! 

Não esqueça que, assim como nas roupas, os tecidos para almofadas variam bastante. Algodão e linho são mais apropriados para lugares quentes; pelúcia e lã nos frios; para áreas molhadas, procure os impermeáveis.

Quer comentar no blog?

Saiba como comentar usando o Disqus com o Facebook

Kindle Amazon

Addthis