sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Design de móveis: a famosa Cadeira Tulipa de Eero Saarinen

Nesta semana, conferindo o Bazar Design da Essência Móveis, encontrei uma das peças mais famosas de Eero Saarinen com desconto: a Cadeira Tulipa (ou Cadeira Saarinen). Claro que eu aproveitei para investigar um pouco mais sobre o arquiteto/designer e sua obra!

Eero Saarinen nasceu na Finlândia e seguiu a mesma carreira do pai, o arquiteto Eliel Saarinen. Estudou escultura em Paris e arquitetura em Yale nos EUA. Foi colaborador em diversos projetos do seu amigo Charles Eames. Parceria que rendeu bons frutos, com várias criações premiadas no ramo do design de móveis. 

Mais tarde Saarinen desenhou, para a Knoll Associates, móveis e coleções que ficaram bastante conhecidas, como a "Womb" (1947-48), que eu citei no post sobre a cenografia do filme "Para Sempre", e a coleção "Pedestal".

O modelo original da Cadeira Tulipa, de 1956, não é feito de um único material. Tem uma base em alumínio fundido com cobertura de plástico e o assento, com ou sem braço, é de fibra de vidro moldada com uma almofadinha de espuma. A mesma base aparece em outros móveis da coleção, como a mesa e a banqueta. 

cadeira Tulipa - Eero Saarinen
Cadeira Tulipa (com braço) 

mesas e cadeiras Tulipa da coleção Pedestal
Foto: reprodução/ filme "O Homem ao lado" (2009). Mesa e cadeiras Tulipa da coleção "Pedestal" (Tulip Pedestal Group)

O conjunto de mesa e cadeiras Tulipa é versátil. Pode ser usada em uma sala de jantar e transformada em mesa de trabalho, como nessa cena do filme "O Homem ao lado". Outra opção é utilizar as cadeiras sozinhas, principalmente, o modelo com braço, que é mais confortável.

Outra coisa boa é que os cantos arredondados são ótimos para proteger as crianças e idosos de acidentes domésticos. O design "Pedestal" da base também deixa as pernas mais livres.

E você, já viu uma dessas por aí? Quem se encantou e quiser adquirir a Cadeira Tulipa, não deixe de conferir os descontos no Bazar Design da Essência Móveis

Quer comentar no blog?

Saiba como comentar usando o Disqus com o Facebook

Kindle Amazon

Addthis