quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Cenografia: a casa-cenário do filme "O homem ao lado" (El hombre de al lado - 2009)

Faz um tempinho que não falo de cenografia aqui no blog. Para movimentar essa tag resolvi resgatar um rascunho antigo sobre o filme argentino "O homem ao lado" (El hombre de al lado, 2009). A história super instigante já vale a indicação, mas não tem como deixar passar batido o cenário onde toda a trama se desenrola. 

Cartaz do filme argentino "O homem ao lado" Título original: El hombre de al lado
Cartaz do filme "O homem ao lado". Título original: "El hombre de al lado". Dirigido por Gastón Duprat, Mariano Cohn. Lançamento: 20 de maio de 2011.

A "casa-cenário" onde se passa a ficção é nada menos que o único projeto do arquiteto Le Corbusier na América Latina. Foi construída na década de 40 para ser a residência e consultório de um médico da cidade de La Plata na Argentina. O entorno é repleto de casas antigas que destoam da arquitetura moderna da casa, tornando a residência do médico um lugar único na paisagem. 

É claro que várias especificidades do projeto de Le Corbusier foram aproveitadas pela direção de arte do filme "O homem ao lado", cuja história aborda justamente o confronto entre dois mundos diferentes: o moderno x o tradicional. A trama vai além das questões arquitetônicas locais e revela por meio de seus personagens diversos conflitos de classe presentes na nossa sociedade. 

Separei algumas imagens do exterior e interior da casa-cenário para comentar: 

fachada da casa projetada por Le Corbusier - filme "O homem ao lado"
  • Fachada da casa projetada por Le Corbusier. No filme o proprietário da casa é um designer, Leonardo, casado e pai de uma adolescente. 

imagem do interior da casa de Le Corbusier - filme "O homem ao lado"
  • Imagem do interior da casa. Le Corbusier deixou uma árvore separando as duas alas da casa (trabalho/moradia) e fez uma rampa integrando os ambientes.

interior da casa projeta por Le Corbusier servindo de cenário para o filme "O homem ao lado"
  • Interior da casa servindo como cenário para trama. Podemos ver vários objetos de design que pela disposição no ambiente mais parecem fazer parte de uma exposição do que de uma casa de família.
  • À esquerda, conjunto de cadeiras e mesa Tulipa de Eero Saarinen, no centro, duas cadeiras Louis Ghost de Phillippe Starck, à direita, poltrona projetada pelo personagem Leonardo. 

Home Office da casa do filme "O homem ao lado"
  • Leonardo trabalhando no seu home office. A iluminação natural é abundante, os janelões de vidro ajudam na integração, porém tais características contrastam com o desejo de isolamento das pessoas que habitam a casa.

poster rosa de Che Guevara no quarto da adolescente do filme "O homem ao lado"
  • A filha de Leonardo é uma adolescente desinteressada de tudo que acontece ao seu redor. O pôster rosa de Che Guevara, usado para decoração do seu quarto, é mais uma crítica ao comportamento dos moradores.   

composição laranja e branco na mesa e cadeiras da casa do filme "O homem ao lado"

O cotidiano na casa de Le Corbusier, transformada em símbolo de status por essa família da elite argentina que quer se diferenciar por meio de sua residência única, seus objetos de arte e do seu "bom gosto", é perturbado pelo vizinho Victor, que é o oposto de tudo isso e insiste em invadir o espaço alheio e "quebrar o gelo". O filme é bem provocativo, ainda mais por envolver o universo do design. Sem dúvida, nos faz pensar sobre diversas questões, entre elas, poder de consumo x comportamento.

*O artigo "Menos é mais. O homem ao lado" da historiadora Janice Theodoro serviu de fonte para elaboração deste post. Para ler o artigo na íntegra é só clicar no link em laranja. 

Filme "O homem ao lado", trailer no Youtube

O filme está disponível na iTunes. A Netflix infelizmente tirou o filme do seu catálogo, porém clicando no link (em laranja) você pode conferir se o filme voltou. Todos os dias a Netflix atualiza seu catálogo.

Quer comentar no blog?

Saiba como comentar usando o Disqus com o Facebook

Kindle Amazon

Addthis