segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Design de móveis: chapas de compensados

Dando sequência ao post em que trato da madeira maciça como matéria-prima tradicional na fabricação de móveis, uma outra forma de encontrá-la é nas chapas de compensadoEstas chapas nada mais são do que camadas de madeira mole ou de madeira dura ou ainda dos dois tipos combinados de modo que fiquem bem resistentes. 

As chapas de compensado mais conhecidas são as laminadas. Como o próprio nome diz são compostas por lâminas fininhas de madeira prensadas e coladas entre si. Se você conseguir contar o número de lâminas, vai perceber que em geral estão em número ímpar e as fibras estão alternadas, tudo isso para dar maior resistência à chapa.

Compensado laminado
Foto: reprodução / Movelaria Boa. Exemplo de compensado laminado. 

Outra possibilidade é o compensado sarrafeado e o multisarrafeado. No primeiro tipo o miolo do compensado é formado por sarrafos de madeira dispostos um ao lado do outro. No multisarrafeado o miolo contém lâminas coladas e prensadas na vertical, tornando a chapa mais resistente ao empenamento. 

Há diversas possibilidades de trabalhar as chapas de compensado. As mais finas, por exemplo, podem ser curvadas, o que ajuda bastante na composição de peças diferenciadas. Elas também podem receber revestimentos com cores e texturas diversas.  

Na década de 50, o designer José Zanine Caldas e seus sócios na empresa Móveis Artísticos Z, em São José dos Campos, procuraram desenvolver móveis com características bem brasileiras. Na tentativa de tornar o design acessível a um número maior de pessoas, Zanine criou peças como o "Bar Z", que em vez da madeira maciça foi produzido com compensado e revestimentos alternativos. 

Bar Z de José Zanine Caldas - Catálogo do Museu da Casa Brasileira
Foto: reprodução / Catálogo do Museu da Casa Brasileira. "Bar Z", de José Zanine Caldas, feito de compensado de madeira, fórmica, curvim e mangueira plástica. 

Podemos encontrar por aí muitos móveis antigos, em bom estado, feitos de compensados de madeira. Antes da produção em larga escala do MDF e MDP no Brasil as chapas de compensado eram uma alternativa aos móveis de madeira maciça. Quem tem uma peça desta em casa, também pode optar pela reforma, seguindo as dicas que dei no post sobre armários embutidos e no da reforma do meu criado-mudo na Oficina Mão na Massa

Quer comentar no blog?

Saiba como comentar usando o Disqus com o Facebook

Kindle Amazon

Addthis