quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Evento: oficina Mão na Massa com a Thalita do blog Casa de Colorir - parte II

Como havia prometido, deixei para contar em um segundo post todo o processo de transformação do meu criado-mudo na Oficina Mão na Massa com a Thalita Carvalho, do blog Casa de Colorir, em São Paulo. 

Sempre gostei de observar projetos de restauração de móveis antigos e repaginados, mas nunca tive a oportunidade de colocar em prática o meu gosto pelo tema. Então, quando soube da oficina da Thalita, pensei que esta seria a chance de aprender algo que sempre quis. 

Entre os móveis de pequeno porte que podíamos levar, escolhi o meu criado-mudo de quase vinte anos para reformar. Tínhamos quatro horas para pensar no projeto e colocar a mão na massa, foi bem cansativo, mas o resultado final foi gratificante e valeu todo o esforço!  

Thalita é uma pessoa cheia de ideias, muito criativa, muito mão na massa mesmo! Quando disse que meu criado-mudo ficava em frente a uma parede lilás, ela não pensou duas vezes e disse: "que tal pintá-lo com um verde acinzentado e os puxadores em roxo?" E ainda sugeriu colar pequenos triângulos nas gavetas que depois viraram gotas! <3

Eu tinha pensado originalmente em usar um amarelo pastel com roxo, mas não resisti à sugestão dela e encarei o desafio. Seguindo as orientações, fui misturando as cores e o tom foi surgindo como um passe de mágica. Aliás, Thalita escreveu um post ótimo para o Casa de Colorir explicando como fazer o seu próprio tom de tinta

Então, vamos ao passo-a-passo? 

lixe o móvel - oficina Mão na Massa - blog Casa de Colorir
  • Tire todos os puxadores com uma furadeira/parafusadeira 
  • Lixe o móvel nas partes que serão pintadas. 
  • Preencha os defeitos com massa para madeira, espere secar e lixe novamente. 

passe o fundo preparador de superfície no móvel - lixe o móvel - oficina Mão na Massa - blog Casa de Colorir
  • Com um pincel largo passe o fundo preparador de superfície de madeira (primer). Fica branco mesmo, não se assuste! 
  • Depois que secar, lixe levemente até que você sinta com os dedos que está bem lisinho. 
  • Observe bem onde ficaram as marcas do pincel, se não estiver bem lixado, vai ficar feio quando passar a tinta colorida. 

pinte o móvel - oficina Mão na Massa - blog Casa de Colorir
  • Para fazer a cor do gabinete e das gavetas misturamos esmalte branco à base de água e algumas gotas (não contei!) de corante na cor verde, preta e ocre.
  • Pintamos o móvel com o rolinho cheio de tinta. A técnica que a Thalita ensinou é não fazer força, mas sim "esticar" a tinta sobre a madeira com o rolo. 
  • Acertamos os cantinhos com um pincel estreito e passamos o rolo para desfazer as marcas. 

lixe novamente o móvel para tirar imperfeições - oficina Mão na Massa - blog Casa de Colorir
  • Para fazer a cor dos puxadores misturamos esmalte branco à base de água e algumas gotas de corante na cor azul e vermelha (não contei!). Pinte com um pincel pequeno. 
  • Reserve todas as tintas, pois, depois de seco, você verá as imperfeições e poderá lixar e pintar novamente se for necessário. 

use papel adesivo preto (contact) - oficina Mão na Massa - blog Casa de Colorir
  • Para fazer as gotas, utilize papel adesivo preto (contact). Cortamos cerca de trinta gotas seguindo um molde feito pela Thalita. 
  • Recoloque os puxadores com uma chave Phillips.
  • Espere secar bem antes de encaixar as gavetas e colocar objetos sobre o móvel. 

Carina Pedro e Thalita Carvalho - oficina Mão na Massa - blog Casa de Colorir
Eu, Carina Pedro, e Thalita com o criado-mudo prontinho! Não ficou lindo?

Fotos: oficina Mão na Massa em SP (acervo pessoal)

Achei que a decoração sugerida pela Thalita fugiu do óbvio e surpreendeu! Amei o resultado final! Como falei no primeiro post, a experiência de participar da oficina Mão na Massa e reformar um móvel inteirinho foi incrível e deixou aquele gostinho de quero mais! 

Quem não conseguiu participar deste evento, terá outras oportunidades. Thalita disse que vai voltar a São Paulo. Eba! Enquanto isso, vamos acompanhando o trabalho dela no Casa de Colorir e no programa Decora. No blog também publiquei um post sobre os programas de TV Design Divino e Decora (links em laranja).

Quer comentar no blog?

Saiba como comentar usando o Disqus com o Facebook

Kindle Amazon

Addthis