quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Design de interiores: os programas de TV "Design Divino" e "Decora"

Tenho dois programas de TV preferidos sobre design de interiores e decoração: Design Divino transmitido pelo canal Discovery Home & Health e o Decora pelo GNT. Ambos são apresentados por mulheres muito criativas e competentes: o primeiro pela designer de interiores Candice Olson e o segundo pela arquiteta Bel Lobo

Candice Olson e Bel Lobo
Candice Olson e Bel Lobo

Design Divino

O programa Design Divino foi a primeira série de TV que assisti sobre design, muito antes de pensar em fazer um curso na área. Sempre admirei as incríveis transformações realizadas por Candice Olson e sua equipe. 

Os projetos de Candice têm um estilo bem marcante, que ela mesma define como um "design clássico reinterpretado". A designer gosta de trabalhar com tecidos, papel de parede e sempre faz uma composição elegante e luxuosa com as cortinas, almofadas e estofados. Quando o pé direito é alto, ela capricha na escolha dos pendentes. A lareira é outro item que sempre aparece em seus projetos, de preferência a que funciona a gás ou com eletricidade. 

Para mim, o diferencial do programa é a maneira como Candice gerencia sua equipe. Sempre muito bem humorada, batendo papo e tirando dúvidas com seus colaboradores. Fica evidente a importância de cada profissional na execução do projeto. 

Outra parte que eu adoro é que, mesmo de uma maneira resumida, dá para acompanhar o passo-a-passo do trabalho da designer de interiores, desde o briefing, passando pela elaboração do layout até a entrega para o cliente. Acho o máximo ver Candice desenhando as plantas e vistas, fazendo escolha de materiais e explicando o conceito do projeto. 

Candice Olson desenhando no tablet
Imagem: reprodução/ Candice Olson desenhando em seu tablet, vídeo no Discovery H&H

Decora

O programa brasileiro também é muito inspirador. A arquiteta Bel Lobo faz reformas inacreditáveis em salas, quartos, banheiros, área de serviço, até uma kitnet inteira já foi transformada em seu programa. 

Bel Lobo gosta de trabalhar com móveis feitos sob medida, aproveitando todos os espaços, que geralmente são pequenos. Também não hesita em reaproveitar elementos originais da casa, quando é possível, desde pisos, paredes, portas, além de reciclar materiais, atribuindo novos usos. Aliás, quem a auxilia neste trabalho artesanal é uma blogueira conhecida: Thalita Carvalho do blog Casa de Colorir.

Fica muito evidente no programa a preocupação da arquiteta em atender às necessidades e preferências dos seus clientes dentro de um orçamento e prazo possíveis. A criatividade e experiência de Bel Lobo são imprescindíveis para que o projeto tenha sucesso. 

Diferentemente do programa Design Divino, não vemos o trabalho de elaboração do layout, desenho das plantas ou vistas, o que na minha opinião fazem falta, pois ajudaria os telespectadores a compreenderem melhor o trabalho dos arquitetos e designers de interiores. Particularmente, fico bem curiosa para conhecer mais do trabalho de Bel Lobo nos bastidores.

Bel Lobo no Decora falando sobre kitnet
Imagem: reprodução/ Bel Lobo falando sobre o projeto da kitnet, vídeo no GNT

Ambos os programas são exibidos por temporadas, com um número x de episódios inéditos e reprises. 

Programação na TV:

Design Divino - Discovery H&H - em janeiro, temporadas reprisadas todos os dias - horário: 10h05 - 10h30. Horário alternativo no período da tarde.

Decora - GNT - quintas-feiras - horário: 22h. Reprise nos demais dias da semana em horários alternativos.

Confira também os dois posts sobre a Oficina Mão da Massa realizada pela Thalita Carvalho do Decora e do blog Casa de Colorir. No primeiro escrevi sobre como foi a oficina e no segundo conto sobre a transformação do meu criado-mudo.

Atualização: Publiquei um post sobre a nova temporada do Decora com Marcelo Rosenbaum (links em laranja).

Quer comentar no blog?

Saiba como comentar usando o Disqus com o Facebook

Kindle Amazon

Addthis