segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Design de interiores: programa Decora com Marcelo Rosenbaum

Esperei passar alguns episódios da nova temporada do Decora com Marcelo Rosenbaum para fazer um post comentando o que estou achando do programa. O Decora era gravado no Rio de Janeiro com a arquiteta Bel Lobo e agora está em São Paulo com o designer Marcelo Rosenbaum, que ficou mais conhecido por conta do quadro "Lar doce lar" no programa Caldeirão do Huck.  

Nesta semana entra no ar o décimo episódio e até agora tenho gostado bastante das novidades. No primeiro post que escrevi sobre o Decora, quando ainda era apresentado pela Bel Lobo, comentei que apesar de gostar muito do programa, sentia falta de ver o trabalho de elaboração do layout, desenho das plantas e vistas do projeto. Fiz inclusive uma comparação com o programa Design Divino do Discovery H&H. Na minha opinião esta foi uma mudança importante que fizeram para nova temporada do programa. 

Agora podemos observar não só as plantas mas também o projeto em 3D, uma espécie de maquete interativa, com a qual Rosenbaum explica como ficará a disposição dos móveis e objetos no ambiente a ser reformado. Logo depois, o designer comenta os materiais, cores e texturas escolhidas para compor a decoração. Isso tudo é apresentado por ele em um cenário que recria uma sala de projetos com móveis desenvolvidos pelo próprio Rosenbaum, como a linha Caruaru

Maquete sobre a planta do projeto com a qual Marcelo Rosenbaum explica a disposição dos móveis no programa Decora GNT
Foto: reprodução / Canal GNT. Maquete sobre a planta do projeto com a qual Marcelo Rosenbaum explica a disposição dos móveis e outros objetos no ambiente. 

Cenário escritório onde Marcelo Rosenbaum apresenta seus projetos no Decora GNT
Foto: reprodução / Canal GNT. Ainda no cenário-escritório, Rosenbaum mostra os materiais e as cores que vai utilizar no ambiente.

Depois de notar essa mudança fiquei pensando se a direção do programa leu meu post sobre o Decora...rsss... brincadeiras à parte, sei que seria inviável ver todo o processo de elaboração do projeto em um programa de TV, mas acredito que este tempinho reservado para explicação da proposta, entre a entrevista com o cliente e a obra, é um passo importante para que o telespectador compreenda melhor o trabalho dos designers de interiores. 

Entre os móveis desenvolvidos pela nova equipe, destaco as luminárias com design inusitado. Tenho notado também a opção por misturar cores, estampas e texturas. Tal ousadia, às vezes, me dá a impressão de que não vai dar certo, mas o resultado final tem me surpreendido positivamente. Outra coisa bacana é a inclusão nos ambientes de itens decorativos feitos à mão por artesãos e artistas brasileiros. Tudo muito criativo! Veja algumas imagens do antes e depois:

Decora Rosenbaum Episódio 1 - Cozinha modificada
Foto: reprodução / Episódio 1. Nesta cozinha foram modificados principalmente a área de trabalho e os revestimentos da parede e do piso. Gostei bastante do piso que foi colocado sobre o que já existia.  

Decora Rosenbaum Episódio 2 - Home Office se transformou em um espaço moderno
Foto: reprodução / Episódio 2. O home office de três irmãos se transformou em um espaço moderno, com muita cor para estimular a criatividade. Gostei da ousadia! 

Decora Rosenbaum Episódio 8 - Reforma do trailer (food truck)
Foto: reprodução / Episódio 8. Incrível a reforma deste trailer deteriorado! Ficou um charme por dentro e por fora. Gostei do encampamento do trailer com adesivo, uma solução bem criativa e rápida! 

Estou gostando bastante dos episódios desta nova temporada do Decora. Marcelo Rosenbaum está trazendo propostas bem interessantes para os ambientes. E vocês, o que estão achando? O programa é transmitido às quinta-feiras, no canal GNT, às 22 horas. 

Quem quiser participar, pode se inscrever no site oficial do programa. Aliás, no mesmo site, você pode obter informações bem completas sobre os episódios incluindo a lista com todos os fornecedores. Para mais informações ou ler o post anterior é só clicar nos termos em laranja.

Quer comentar no blog?

Saiba como comentar usando o Disqus com o Facebook

Kindle Amazon

Addthis