sábado, 8 de março de 2014

Design de móveis: 5 dicas para armários embutidos

Já escrevi aqui no blog sobre reforma e customização de móveis antigos. Nos dias de hoje, ignorar a reutilização é quase um pecado, mas é fato que a maioria dos objetos antigos é muito bem feita e que a ótima qualidade dos materiais faz com que dure gerações sem necessidade do descarte.  

Acontece que muita gente não gosta do estilo vintage ou não encontra um lugar na decoração para os móveis de família. Quando se trata de uma peça que pode ser vendida ou doada, sem problemas, mas e se for um armário embutido, por exemplo? O que fazer?

armários embutidos - dicas de reforma e customização
Dicas:

  • 1. Não substituir armários desse tipo a não ser que os cupins tenham devorado a madeira. Se a situação estiver muito crítica, você notará ao olhar de perto o móvel, que estará repleto de pó e furinhos.
  • 2. Se o armário estiver em condições de reforma, a descupinização irá garantir que o móvel fique livre de qualquer praga.
  • 3. Substituir puxadores e dobradiças enferrujados por peças novas. Dependendo do estilo escolhido, é possível dar um ar mais contemporâneo ao móvel.
  • 4. Pintura, laca ou folhas de madeira são possibilidades para renovar a parte externa dos armários. Há uma grande variedade de cores, tons e acabamentos disponíveis no mercado.
  • 5. A parte interna pode receber uma nova pintura ou envernização.

Lembrando que os móveis antigos são feitos de madeira maciça ou compensado. Como a maioria dessas madeiras já não é mais encontrada, temos aí mais um motivo para reformar e conservar as peças que estão em bom estado. 

Eu mesma optei por reformar meu criado-mudo dos anos 80 na Oficina Mão na Massa e adorei o resultado. Quando o móvel é maior e a reforma exige uma técnica mais complexa, é importante recorrer à mão de obra especializada e fazer um orçamento. 

Qualquer dúvida ou sugestão, é só escrever nos comentários! 

Quer comentar no blog?

Saiba como comentar usando o Disqus com o Facebook

Kindle Amazon

Addthis