sexta-feira, 27 de junho de 2014

Variedades: o filme A culpa é das estrelas (The fault in our stars)

Faz um tempinho que não escrevo sobre filmes apesar de ir com frequência ao cinema e assistir vários em casa. Aliás, um dos posts mais lidos por aqui é uma dica de filme no Netflix, já conferiu? Como o blog é sobre design de interiores, não tenho a pretensão de fazer uma crítica profunda nesta coluna de variedades. Gosto apenas de compartilhar minhas impressões e saber a opinião de outras pessoas. 

Dessa vez o filme escolhido é "A culpa é das estrelas" (The fault in our stars, 2014) que está em cartaz nos cinemas. A história é baseada no livro de mesmo nome escrito pelo norte-americano John Green. Como não li o livro, mas sabia que muita gente tinha achado a história bonita e emocionante, fiquei curiosa para conferir na telona. 

cartaz do filme A culpa é das estrelas

Filmes que tratam de pessoas jovens com câncer são muito sofridos e este não é diferente. Durante a sessão me lembrei de outro filme que vi há pouco tempo no Telecine On Demand com a mesma temática, "Agora é para sempre" (Now is good, 2012). Em ambas as histórias adolescentes que poderiam estar curtindo os amores e desamores da juventude precisam aprender a conviver com uma doença grave e aceitar a ideia de uma vida breve. 

Em "A culpa é das estrelas" a história de amor vivida pelos jovens Hazel (Shailene Woodley) e Augustus (Ansel Elgortme lembrou Romeu e Julieta, porém a tristeza dessa vez é causada por uma doença dos nossos tempos e bem distante do século de Shakespeare. Aliás, a fala de Augustus ao contar para namorada sobre os tumores, "acendi como uma árvore de Natal", é bem perturbadora. O drama é o mesmo, por que dois jovens inteligentes, bonitos, com uma bela vida pela frente, precisam passar por isso? Encontrei uma opinião parecida no Omelete

Ressalto também as falas do escritor preferido de Hazel, Peter Van Houten (Willem Dafoe). Sem vontade nenhuma de agradar, Peter fala de maneira dura e fria sobre a doença dos jovens. Aí me lembrei de outro filme sobre este tema, "Uma prova de amor" My Sister's Keeper, 2009), em que uma mãe é capaz de tudo para salvar a vida da filha mesmo quando ela já não aguenta mais tanto sofrimento.

Falando um pouquinho de design, vale a pena prestar atenção também nos cenários. Para quem gosta do estilo, os quartos dos jovens, tanto da Hazel como do Augustus, tem alguns elementos típicos das casas norte-americanas, como espaço para coleções e artigos eletrônicos, camas grandes e confortáveis com uma quantidade generosa de almofadas. 

A Culpa é das estrelas 2014, trailer no Youtube

Quer comentar no blog?

Saiba como comentar usando o Disqus com o Facebook

Kindle Amazon

Addthis