domingo, 8 de junho de 2014

Decoração: por uma casa mais colorida

Toda vez que vejo um ambiente decorado em tons totalmente neutros me pergunto se é um gosto pessoal do morador ou se é medo de ousar nas cores. Se for o primeiro caso, é possível que a pessoa também escolha os mesmos tons para as roupas do dia-a-dia, mas se for o segundo caso, dá para notar que outras cores da paleta aparecem na hora de compor o look. Mesmo que discretamente em um acessório, a cor está lá. Aí surge a pergunta, se ela gosta dessa cor, por que uma casa tão neutra?

Decorar com cores neutras têm suas vantagens: dificilmente você vai errar na combinação dos tons, fica mais difícil cair em modismos e se houver a preocupação em deixar a casa dentro dos padrões de elegância e bom gosto, certamente elas são um porto seguro. Fazendo de novo um paralelo com a moda, podemos dizer que esta é uma escolha certeira tanto quanto a camisa branca, o pretinho básico e a bolsa bege.

Não sou contra o uso das cores neutras, pelo contrário, elas são fundamentais nas composições, mas fico incomodada quando percebo que a opção por elas é mais um receio de que a decoração não fique legal do que um amor único e incondicional por esses tons. Se o receio de usar outras cores por medo de errar ou enjoar for o seu caso, tenho algumas dicas que podem ajudar. Vamos conferir?

quadros e enfeites coloridos na decoração @casavoguebrasil
Foto: reprodução / via @casavoguebrasilComece devagar, introduzindo quadros e enfeites coloridos no ambiente. Eles são fáceis de mudar de posição e trocar por outros. Para quem gosta de pinturas, veja como o fundo neutro deu mais destaque à obra.

almofadas e luminárias de piso coloridas na decoração - Etxekodeco
Foto: reprodução / via Etxekodeco. Aqui as cores foram introduzidas no ambiente através das almofadas e luminária de piso, além do quadro. Uma dica na hora de fazer a combinação é escolher uma ou duas cores do quadro e repeti-las nas capas das almofadas.

objetos decorativos coloridos - Casa de Valentina
Foto: reprodução / Casa de Valentina. Neste ambiente a neutralidade foi quebrada pelos objetos decorativos, pela escultura em vermelho e pelo conjunto azul de poltrona e pufe. Considero a escolha de um móvel colorido um passo mais difícil em relação aos outros, ainda mais se for planejado para aquele ambiente. Se ainda não tiver segurança, opte por móveis flexíveis e que possam ser reformados.

quadros e objetos coloridos na decoração - Revista Casa e Jardim
Foto: reprodução / Revista Casa e Jardim. Aqui temos uma composição muito bonita e mais complexa de elaborar. Repare que uma das partes do quadro tem uma composição de cores parecida e pode ter servido de inspiração para o projeto.

móveis coloridos na decoração - Casa Vogue
Foto: reprodução / Casa Vogue. Assim como o anterior, este ambiente é para quem já perdeu o medo das cores na decoração. Elas se espalham por todo o ambiente e formam uma bela composição.

Este foi um post inspirativo para aqueles que gostam de cores no dia-a-dia, mas não conseguem introduzi-las na decoração da casa. Este processo não é fácil, levando em conta que ainda temos que pensar nas influências das cores no nosso comportamento e nas dimensões dos ambientes.Quanto mais complexo o esquema de cores, mais será útil a ajuda de um profissional da área. Acho que essa reflexão é importante para que a gente não fique apenas admirando as casas das revistas e não consiga tomar uma decisão em relação ao que queremos ver e sentir nas nossas casas. As cores tem muito a ver com isso!

Quer comentar no blog?

Saiba como comentar usando o Disqus com o Facebook

Kindle Amazon

Addthis