quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Decoração: combinações com piso de tacos

Minha lembrança de piso de tacos vem da casa da minha vó. Lembro como se fosse hoje o barulho que fazia quando alguém caminhava com salto sobre o assoalho, quando um taco mais teimoso causava algum tropeço ou quando ligavam a enceradeira no dia da faxina. 

Durante muito tempo associei o assoalho de madeira, especialmente os tacos, a um cenário de casa antiga, sem imaginar as possibilidades que existiam de combiná-lo com uma decoração mais contemporânea. Como se para modernizar o ambiente fosse preciso substituí-lo por um revestimento mais novo.

Hoje, depois de observar muitos projetos e acumular um repertório sobre o tema, vejo o piso de madeira de outro modo. Além de deixar a casa mais aconchegante, as opções de combinação são tantas, que quem se deparar com este piso, tem na mão a oportunidade de criar uma decoração única e cheia de estilo.

Se você tem um piso deste em casa e está em dúvida como combiná-lo com os móveis e outros elementos decorativos, dá uma espiada nas fotos que selecionei:

piso de taco escuro combinado com móveis de tons claros - Casa Abril
Foto: reprodução / Casa Abril . Sendo o piso de taco escuro, uma das preocupações que podem surgir é que o ambiente fique "pesado". Uma opção é utilizar móveis em tons claros como as cadeiras e o rack desta sala. Veja de outro ângulo na foto seguinte. 

sofá, parede e cortina em tons claros combinando com piso de tacos escuro - Casa Abril
Foto: reprodução / Casa Abril. Sofá, parede, tapete e cortina também em tons claros ajudam a criar um ambiente "clean". Os pontos de cor ficam restritos a pequenos elementos decorativos como o abajur e as almofadas.  

tapete neutro combinando com o piso de taco - Casa Vogue
Foto: reprodução / Casa Vogue. Mesmo com tons fortes nas paredes, o ambiente não ficou pesado, pois outros elementos equilibram a composição. A meu ver, o tapete neutro sobre o piso de taco, o tom azul claro do sofá, a mesa de vidro e a luminária de alumínio criaram uma composição harmônica e moderna. 

piso de tacos na casa da Bel Lobo - Casa Abril
Foto: reprodução / Casa Abril. Esta é a casa da Bel Lobo, ex-apresentadora do programa Decora no canal GNT. Sei que ela gosta de garimpar peças em feiras de antiguidades, por isso o toque retrô faz parte da sua sala e o piso de tacos é mais que bem-vindo. O trabalho de artistas contemporâneos e a iluminação de efeito situam a sala no presente. 

taco de madeira e móveis desgastados criam um contraste - Revista Casa e Jardim
Foto: reprodução / Revista Casa e Jardim. Ao mesmo tempo que o ambiente parece despojado e jovial, o taco de madeira e os móveis desgastados criam um contraste muito interessante na decoração.

piso de tacos com móveis brancos, cinza e azul marinho - Revista Casa e Jardim
Foto: reprodução / Revista Casa e Jardim. Bela composição do piso de taco com móveis brancos, cinza e azul marinho. Para quem tem receio da sujeira aparente o cinza claro pode ser uma ótima opção.  

piso de tacos e os tons claros nas paredes e cortina - Revista Casa e Jardim
Foto: reprodução / Revista Casa e Jardim. Mais uma composição equilibrada entre o piso de tacos e os tons claros nas paredes e na cortina. O ponto de cor aparece apenas na roupa de cama. As luminárias nas laterais da cama dão um toque mais moderninho. 

O piso de tacos pode receber diferentes acabamentos, cores, ficar fosco, com brilho ou receber um clareamento. Todas essas possibilidades de reforma, além das diversas combinações, são bons motivos para preservá-lo, deixando a decoração do ambiente bem mais interessante e original. 

Quer comentar no blog?

Saiba como comentar usando o Disqus com o Facebook

Kindle Amazon

Addthis