terça-feira, 21 de outubro de 2014

Museu: energia elétrica e iluminação doméstica no Museu da Energia, Itu-SP

Hoje me lembrei de um museu que visitei faz um tempo na cidade de Itu: Museu da Energia. Logo depois, li um post no Facebook avisando que o dia de hoje, 21 de outubro, é o Dia da Iluminação. Uma bela coincidência, já que o Museu da Energia tem em seu acervo vários artefatos utilizados para iluminar os ambientes nos séculos passados. Daí, pensei comigo: hoje é dia de escrever sobre este tema! =)

O local escolhido para abrigar o Museu da Energia é uma bela construção ituana do século XIX. Algumas características técnicas deste sobrado de 1847, como azulejos portugueses na fachada, mostram que ele foi construído por pessoas de posses da região. Ao longo do século XX, o sobrado serviu de sede para algumas empresas, como a Companhia Ituana Força e Luz e a Eletropaulo, até ser integrado à Fundação Patrimônio Histórico da Energia e Saneamento.

O sobrado foi restaurado e aberto para visitação em 1999. Além da fachada, podemos observar algumas características dos interiores domésticos que eram valorizadas na época, entre eles, o uso de desenhos nas paredes, rodameios e o assoalho de madeira. Hoje em dia seu acervo trata das transformações impulsionadas pela energia elétrica no período de 1850 a 1950. 

fachada com azulejos portugueses do Museu da Energia, Itu-SP
Fachada de azulejos portugueses do sobrado oitocentista que hoje abriga o Museu da Energia, Itu-SP. 

Interior do sobrado do do Museu da Energia, Itu-SP
Os interiores do sobrado mostram algumas características da decoração de época. Além das paredes pintadas, também podemos ver móveis e luminárias antigas.

banheira com chuveiro a gás antido do Museu da Energia, Itu-SP
Banheira com chuveiro a gás antigo. 

Para muitos de nós que vivemos imersos em um mundo repleto de dispositivos eletroeletrônicos é difícil imaginar o que tenha sido a chegada da energia elétrica às residências, o quanto ela modificou o cotidiano das pessoas. As lâmpadas elétricas, por exemplo, garantiam a luz por horas e horas, substituindo de maneira eficiente as velas e lampiões a gás.

Apesar deste novo mundo que se abria, tais mudanças não foram aceitas com a facilidade que se imaginava. Muitas pessoas ficaram desconfiadas e foi preciso bastante informação e incentivo propagandístico para que os consumidores adquirissem os novos produtos.

No Museu da Energia de Itu é possível ver alguns desses artefatos de antigamente como a televisão conjugada com rádio e vitrola. Os diversos tipos de lâmpadas elétricas também estão lá, especialmente, as pioneiras incandescentes que emitem luz por meio do aquecimento do seu filamento metálico, hoje, já em processo de "extinção". Confiram mais detalhes nas fotos:

luminária dos anos 50 - Museu da Energia, Itu-SP
Luminária combinada: lâmpada fluorescente + ventilador + aquecedor, anos 50 do século XX. 

televisão de 1952 - Museu da Energia, Itu-SP
Televisão conjugada: rádio + vitrola, 1952, feito pela Zenith, EUA. 

pendentes, plafons, arandelas e luminárias de chão - Museu da Energia, Itu-SP
Pendentes, plafons, arandelas e luminárias de chão e de mesa para todos os gostos vintage!  

lâmpadas incandescentes - Museu da Energia, Itu-SP
Lâmpadas incandescentes de diversos tipos, algumas para fins decorativos e até para aquecimento, com filamentos de carvão metalizado, de tântalo e tungstênio. 

lâmpada incandescente gigante - Museu da Energia, Itu-SP
Lâmpada incandescente gigante! Utilizada em grandes ambientes com filamento de tântalo, 1904, Mazda, General Electric.
Fotos: Museu da Energia, Itu-SP (acervo pessoal)

Essa é uma mostrinha do Museu da Energia que tem muitas outras coisas interessantes para quem se interessa pela história dos interiores domésticos e da iluminação. 

Endereço:
Rua Paula Souza, 669 - Itu / SP

Horário de funcionamento:
De terça a domingo, inclusive feriados, das 10h às 17h.

Ingresso:
R$ 4 / R$2 (meia-entrada). Gratuito às quartas-feiras.


Mais informações no site oficial:

Quer comentar no blog?

Saiba como comentar usando o Disqus com o Facebook

Kindle Amazon

Addthis