sábado, 25 de outubro de 2014

Decoração: novos usos para velhos objetos

O que seria do mundo decorativo se não existissem pessoas que, sem medo de ousar, conseguem dar novos usos a velhos objetos? Na minha opinião, seria bem sem graça! 

Sempre me surpreendo com os trabalhos criativos que vejo por aí. É claro que também rola a imitação, mas não vejo isso como problema, pelo contrário, se a ideia é boa, por que não reproduzi-la? Alguns objetos já até viraram "clássicos" neste mundo da transformação, como a velha e boa garrafa PET. De vasinho a luminária, ela sempre aparece em alguma lista de ideias para reutilização

Um objeto que está sendo utilizado fora de seu contexto original pode até gerar um estranhamento, mas também pode ser uma grata surpresa. Fato é que não passará despercebido, pois existe ali um grande potencial para deixar o ambiente mais interessante. 

Separei algumas imagens da internet para gente se inspirar e deixar a imaginação rolar solta na hora de (re)criar: 

garrafa PET servindo de vaso e bicicleta servindo de apoio para cuba de banheiro - novos usos para velhos objetos
  • Foto: reprodução / Facebook Salve o Planeta. Começando com a clássica garrafa PET servindo de vaso. Gostei muito da proposta de deixá-las penduradas em uma varanda. A transparência não atrapalha a iluminação natural. 
  • Foto: reprodução / @interioresdesigndecoracaoJá vi algumas bicicletas serem incorporadas na decoração, mas como bicicleta mesmo. Já esta virou apoio para cuba, adorei a ideia!

caldeirão virou pai de um boteco e um tacho de cobre virou cuba na loja de doces - novos usos para velhos objetos
  • Foto: reprodução / @dcoracao. Caldeirão virou pia de um boteco que a blogueira Vivianne Pontes do Dcoração conheceu em Lima no Peru.  
  • Foto: acervo pessoal. Uma ideia parecida com a anterior, um tacho de cobre virou cuba na lojinha Doce da Roça, mais apropriado impossível.

batedor manual de cozinha virou suporte para velas e aro de bicicleta virou mural para fotos - novos usos para velhos objetos
  • Foto: reprodução / Facebook Delícia. Aqui o batedor manual de cozinha virou um belo suporte para pequenas velas. Uma graça!
  • Foto: reprodução / @casadecolorir. A Thalita (blog Casa de Colorir) é mestre em transformar os objetos com muita criatividade. A casa dela é um verdadeiro campo de experimentação. Olha aí o que ela fez com o aro de uma bicicleta que achou no lixo, virou um pequeno mural para fotos.

cabide de madeira com número de um velho arquivo e gancho para toalha feito com pedais de uma bicicleta - novos usos para velhos objetos
  • Foto: reprodução / @etxekodeco. Adorei a ideia do cabide de madeira com números de um velho arquivo. Duas peças que foram bem reaproveitadas. 
  • Foto: reprodução / Decorviva. Fui surpreendia pelo belo efeito deste gancho de toalha feito com os pedais de uma bicicleta. Aliás, tem outras peças incríveis criadas pela blogueira Vivi do Decorviva para este ambiente da mostra Morar Mais no Rio de Janeiro.

Gostou das ideias? Criar peças assim pode ser bem divertido, além de dar um toque muito pessoal na decoração! Concordo com o que o arquiteto e artista plástico Guto Lacaz falou no vídeo para o Design Essencial 2014: "faça, se você se coloca na condição de até eu faço, faça, porque você verá o grande prazer que é comprar um objeto e acrescentar o valor poético, o valor estético a ele".

Design Essencial 2014 Objeto Extra Ordinário - Guto Lacaz, vídeo no Youtube

Para visitar os perfis citados é só clicar nos links em laranja

Quer comentar no blog?

Saiba como comentar usando o Disqus com o Facebook

Kindle Amazon

Addthis