quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Museu: a nova exposição do Museu da Imigração, São Paulo-SP

A primeira vez que visitei o Museu da Imigração do Estado de São Paulo foi antes da restauração do prédio da antiga Hospedaria dos Imigrantes. Na época o local ainda era chamado de Memorial do Imigrante. Fiquei impressionada com o prédio, mas confesso que lembro poucos detalhes da antiga exposição. Em 2014 o museu foi reaberto e aproveitei para fazer uma visita. Gostei bastante do que vi por lá! 

Prédio da antiga Hospedaria dos Imigrantes, hoje, sede do Museu da Imigração do Estado de São Paulo
Prédio da antiga Hospedaria dos Imigrantes, hoje, sede do Museu da Imigração do Estado de São Paulo.

A Hospedaria dos Imigrantes que hoje sedia o Museu da Imigração funcionou de 1887 a 1978, recebendo neste período mais de 2,5 milhões de pessoas de diferentes nacionalidades, inclusive brasileiros vindos de outras regiões do país. Após o encerramento das suas atividades em 1978 o prédio foi tombado pelo Condephaat (1982) e Concresp (1991).

O interessante deste prédio é que em seus interiores não existiam somente dormitórios, mas também ambientes que ofereciam serviços básicos para estadia dos imigrantes que, em média, ficavam uma semana no local. Entre os ambientes estavam refeitório, cozinha, lavanderia, hospital, enfermaria, rouparia, capela, serviços de correio e telégrafo, sala de registro, agência de colocação, posto policial.  

Nos dias de hoje temos a oportunidade de conhecer na visita à exposição "Migrar: Experiências, Memórias e Identidades" vários objetos antigos, de cartas pessoais a móveis utilizados nos ambientes da antiga Hospedaria. Também achei muito atual e pertinente o uso dos painéis interativos e das projeções de documentos históricos e fotografias antigas em superfícies inusitadas, substituindo em parte as tradicionais vitrines utilizadas em museus.

A proposta de fazer o visitante viajar no tempo se intensifica em duas grandes salas onde uma bela cenografia recria dois ambientes importantes do prédio: o refeitório e o dormitório. Gostei muito desses dois espaços expositivos, especialmente, do uso da história oral resgatando alguns depoimentos emocionantes de imigrantes que chegaram ao porto de Santos nas décadas passadas.

A visita não se encerra por aí, há também a estação ferroviária, o jardim, um módulo contando mais detalhes sobre o prédio e a mostra temporária. Na ocasião, estava aberta à visitação a mostra "A criança e o brinquedo no Museu da Imigração", que me fez lembrar de alguns brinquedos da minha infância. 

Conheça um pouco do Museu da Imigração pelas imagens:

Museu da Imigração - SP: Um paredão de gavetas nas quais é possível observar documentos e ler cartas antigas dos imigrantes
Um paredão de gavetas nas quais é possível observar documentos e ler cartas antigas dos imigrantes.

Museu da Imigração - SP: Reconstituição cenográfica dos antigos dormitórios da Hospedaria dos Imigrantes
Reconstituição cenográfica dos antigos dormitórios da Hospedaria dos Imigrantes.

Museu da Imigração - SP: aquecedor a gás, lixo, instrumento musical (acordeon) e aparelho de chá e café
Nichos com objetos antigos: aquecedor a gás, lixo, instrumento musical (acordeon) e aparelho de chá e café.

Museu da Imigração - SP: Móveis utilizados na Hospedaria dos Imigrantes
Móveis utilizados na Hospedaria dos Imigrantes. Alguns faziam parte do serviço médico.

Museu da Imigração - SP: Reconstituição cenográfica do antigo refeitório da Hospedaria dos Imigrantes
Reconstituição cenográfica do antigo refeitório da Hospedaria dos Imigrantes. Os tampos das mesas servem de superfície para projeção de fotografias antigas. 

Museu da Imigração - SP: Grande paredão com sobrenomes das pessoas que passaram pela Hospedaria dos Imigrantes
Grande paredão com sobrenomes das pessoas que passaram pela Hospedaria dos Imigrantes. Um divertido caça-palavras!!

Museu da Imigração - SP: Casa de brinquedo das crianças que passaram pela Hospedaria dos Imigrantes
Casa de brinquedo das crianças que passaram pela Hospedaria dos Imigrantes. 

Fotos: Museu da Imigração, São Paulo / SP (acervo pessoal)

Uma dica: pesquisar sobre seus antepassados que imigraram também ficou mais fácil. No site do Museu da Imigração existe uma ferramenta de busca geral (localidade/período) e específica (por documentos tipo lista de bordo, registros de matrícula, jornais, etc.) com a qual é possível acessar o acervo digital do Museu da Imigração e do Arquivo do Estado de São Paulo. São cerca de 250 mil páginas para consulta e download gratuito.

Outra página do site do Museu da Imigração que acho bem legal é a "Hospedaria de Memórias". Qualquer pessoa pode enviar uma imagem de viagem, pessoas ou objetos da família que remetam a histórias de outros países ou regiões do Brasil. A imagem com legenda é publicada em um painel virtual e pode receber comentários dos internautas. 

Endereço
Rua Visconde de Parnaíba, 1316, Mooca, São Paulo / SP.

Horário de funcionamento
De terça a sábado, das 9h às 17h, e aos domingos das 10h às 17h. 
Quinzenalmente, às sextas-feiras, o MI oferece visitação noturna com entrada gratuita, ampliando seu horário de atendimento até as 21h. 

Ingresso:
R$ 6 / R$3 (meia-entrada). 
Gratuito aos sábados. 


Exibir mapa ampliado
Mais informações no site oficial:

Quer comentar no blog?

Saiba como comentar usando o Disqus com o Facebook

Kindle Amazon

Addthis