sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Design de interiores: a "extensão da casa" da coleção "Vira e Mexe"

Entre os diversos produtinhos da coleção "Vira e Mexe" da Bel Lobo para Tok&Stok fiquei interessada de primeira na "extensão da casa" que é uma extensão elétrica com quatro tomadas para pino redondo. Quando decidi comprá-la levei em conta não apenas a questão estética, embora a extensão seja uma adorável casinha de madeira, mas também uma necessidade que sentia há algum tempo no meu home office. 

"Extensão da casa", coleção "Vira e Mexe", desenvolvido pela Bel Lobo e m.o.o.c para Tok&Stok
"Extensão da casa", coleção "Vira e Mexe", desenvolvido pela Bel Lobo e m.o.o.c para Tok&Stok. 

Há uns dois anos projetei para o meu quarto uma estante multifuncional onde estudo, trabalho e utilizo eletroeletrônicos. O projeto contou com opiniões e sugestões do meu professor no curso de design de interiores, de familiares e do marceneiro. Na época fiquei muito satisfeita e feliz com o resultado final, porém, depois de alguns anos utilizando a estante, percebi que faria pequenas mudanças no projeto original. Uma delas seria as tomadas. 

Uma das dificuldades que tive ao projetar minha estante que toma uma parede inteira do ambiente foi calcular o local e o número de tomadas que seriam necessárias para os dispositivos móveis que precisam ser recarregados como celulares, tablets e notebooks. Hoje, com a estante em pleno uso, a maioria das tomadas ficou para os eletroeletrônicos fixos, restando apenas dois pontos livres, sendo que um deles ficou escondido atrás do rádio.

Durante muito tempo fiquei utilizando as tomadas de um estabilizador para recarregar os demais aparelhos. Percebi que era uma solução inadequada por vários motivos, entre eles, o fio curto e a necessidade de comprar adaptador para os pinos redondos. Por isso, quando vi a "extensão da casa" com quatro tomadas não hesitei em comprá-la. 

Gostei muito do fio de 1,90 da cor laranja. O comprimento é ótimo para usar a extensão em diferentes pontos do ambiente. Em relação às tomadas, após testá-las em casa, percebi que dependendo do tamanho do carregador do celular ou do tablet pode ficar apertado utilizar ao mesmo tempo as duas tomadas do mesmo lado da extensão. 

Especificações técnicas da "Extensão da casa", coleção "Vira e Mexe", Bel Lobo e m.o.o.c para Tok&Stok
Especificações do produto "extensão da casa". Reprodução /Tok&Stok.

No lançamento da coleção "Vira e Mexe" notei uma pequena diferença entre a extensão que estava em exposição no evento e a que comprei alguns dias antes em outra loja Tok&Stok. Apesar da minha estar funcionando perfeitamente, resolvi trocá-la na loja. 

Segundo me informaram no dia do evento, a colocação da plaquinha foi uma mudança no design original para evitar que a tomada ficasse torta por conta da madeira. E falando no design, gostei muito da alça para carregá-la. As extensões comuns têm pouco espaço para colocar os dedos, correndo o risco de levar um choque. 

coleção "Vira e Mexe", Bel Lobo, Tok&Stok - Foto da primeira extensão sem a plaquinha e foto da segunda extensão com a plaquinha fixando melhor as tomadas
Foto da primeira extensão sem a plaquinha com a tomada um pouco torta e foto da segunda extensão, depois da troca do produto, com a plaquinha fixando melhor as tomadas. 

Fotos: "Extensão da casa" da coleção "Vira e Mexe" da Bel Lobo para Tok&Stok (acervo pessoal)

Aproveito para compartilhar o que aprendi com este projeto em relação às tomadas da minha estante. É preciso sempre fazer um levantamento minucioso dos eletroeletrônicos que serão utilizados no ambiente, levando em conta que eles podem aumentar ao longo do tempo. Dependendo do cômodo não dá para economizar nos pontos de elétrica e tomadas que precisam ser indicados com precisão no projeto. Cálculos de fiação, circuitos e disjuntores são feitos pelo engenheiro ou eletricista que precisa receber corretamente as especificações de onde e para que será utilizada cada tomada.

Quer comentar no blog?

Saiba como comentar usando o Disqus com o Facebook

Kindle Amazon

Addthis