sábado, 13 de dezembro de 2014

Decoração: com quantas canecas se faz uma coleção?

Ao longo do tempo percebi que nem sempre a gente identifica quando nasce uma coleção. Pode acontecer de repente, um determinado objeto começa a despertar um interesse maior entre outros tantos e, quando menos se espera, temos um número significativo daquele item em casa. Não sei se já posso chamar meu conjunto de canecas de coleção, mas com certeza é um desses objetos que desperta muito minha atenção e vem se destacando em casa pela quantidade e variedade. 

pequena coleção de Carina Pedro composta por 10 canecas
No momento a pequena coleção é composta por 10 canecas. Na verdade, acabei de me lembrar, tem mais duas que não apareceram na foto, uma delas é repetida e a outra esqueci na minha bolsa. Sim, carrego uma canequinha na bolsa para tomar café ou beber água na rua. Foto: acervo pessoal

Algumas coleções se tornam tão especiais que acabam perdurando através dos tempos. Aliás, a história do surgimento dos museus está relacionada às coleções privadas. Alguns homens curiosos e abastados do século XVI queriam compreender melhor o mundo em que viviam e passaram a montar em suas casas gabinetes de curiosidades onde colecionavam, entre outras coisas, diferentes tipos de plantas, pedras e objetos engenhosos. Com a organização e exposição dessas coleções surgem os primeiros museus. 

Hoje em dia, na profusão de objetos ao nosso redor, são muitos os itens colecionáveis, por isso, quando falo em coleção, estou considerando não só aquelas em que os objetos são raros e valiosos, mas também as pequenas e pouco valiosas no que diz respeito aos custos para formá-la, já que valiosa toda coleção é para aquele que coleciona. 

Uma maneira de valorizar a coleção particular é encontrar um cantinho em casa para expor a série de objetos, especialmente aqueles com alto potencial decorativo. É bacana para o colecionador poder observar o conjunto, ter facilidade para acessar as peças, além da possibilidade de incrementar a decoração com algo que gosta muito. Com organização uma coleção pode servir de inspiração no dia-a-dia e ajudar a "aquecer" a casa sem bagunça. Lembra do post sobre o livro Terapia do Apartamento?  

A minha pequena coleção de canecas foi se formando com peças que eu mesma comprei e outras que ganhei de presente ou brinde. Como utilizo algumas delas em diferentes funções, para fazer bolo de caneca ou porta pincéis, por exemplo, acabo não guardando em um local específico. A coleção cresce aos poucos e compro uma nova peça quando me encanto por ela.

canecas para usos diferentes
  • As duas primeiras canecas eu ganhei faz um tempo e até hoje são minhas preferidas para hora do café. As canecas do meio, por enquanto, não tem um uso específico e as duas últimas têm um tamanho ótimo para fazer bolos de caneca. Foto: acervo pessoal

canecas como porta lápis
  • Mais duas maneiras de usar as canecas: porta lápis/caneta e também para organização de pincéis e outros itens de maquiagem. Foto: acervo pessoal

coleção de canecas
Foto: reprodução / Pinterest. Um jeito bacana de organizar e expor uma coleção de canecas com um painel de madeira e pequenos ganchos. 

Quem gosta de colecionar acaba formando coleções diferentes ao longo da vida. Eu mesma já tive algumas no passado que foram bem especiais, mas hoje tenho outras que combinam mais comigo. Já pensou se tem algum item na sua casa que tem potencial para virar uma bela coleção? Ou você já é um colecionador nato? Conte para mim nos comentários =) 

Quer comentar no blog?

Saiba como comentar usando o Disqus com o Facebook

Kindle Amazon

Addthis