terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Design de interiores: bom humor no design

Se tem uma coisa no universo do design que ganha pontos comigo é sem dúvida o bom humor. Quando uma peça, além de útil, é irreverente ou provoca um sorriso no rosto, já desperta meu interesse imediatamente. Isto pode acontecer tanto com miudezas como com objetos maiores e até móveis. 

O bom humor no design pode estar vinculado ao aspecto lúdico da peça, quando as formas e cores remetem a nossa infância, mas sem pertencer de fato ao universo infantil. Ou seja, o objeto não é um brinquedo, mas parece com um. Essa característica agrada a criança grande que existe dentro de nós. 

Outras vezes o bom humor aparece quando o designer faz uma (re)criação inusitada, utilizando uma forma com outra função. Por exemplo, uma luminária no formato de um abacaxi. Outras vezes acontece de vermos uma associação divertida entre uma marca conhecida e a peça de decoração, como almofadas do tipo Chiclets e bolacha Maizena. Se a gente gosta da marca, a simpatia pelo objeto é espontânea. 

Veja algumas imagens de móveis, luminárias e utensílios de cozinha que achei bem humorados: 

associação entre banco 24 horas e banco de sentar e outros
Fotos: reprodução / Hoje Vou Assim OFF, Casa e Jardim, Muma

Móveis: achei tão legal este "Banco 24 horas". A associação entre o caixa eletrônico e o banco de sentar ficou demais! A brincadeira de castelo de cartas é um clássico que serviu de inspiração para o designer Maurício Arruda. A peça é feita de chapa de aço e ficou perfeita como cavalete. A pequena mesa de caixa de fósforo é divertidíssima, já o banco de Rei de Paus parece uma brincadeira com uma carta gigante, ambas são feitas de madeira. 

luminárias de mesa diferentes
Fotos: reprodução / Moblerlab, Angela Abdalla, Muma e acervo pessoal. 

Luminárias: gosto muito de luminárias de mesa diferentes como esta feita a partir de canos de ferro, mostrando que tudo pode ficar interessante com uma boa dose de criatividade. O design desta luminária de parede remete a um pedaço de tecido, mas na verdade é uma película transparente cheia de LED, incrível! Na mão dos designeres as formas encontradas na natureza se transformaram em dois lindos pendentes, uma (re)criação inusitada e divertida.

utensílios de cozinha irreverentes
Fotos: reprodução / Boredpanda e acervo pessoal.

Utensílios de cozinha: os utensílios de cozinha podem ser muito irreverentes também. Como não se divertir com este separador de gemas ou com a tampa da panela de navio? Já tinha visto tonel da Chanel, mas esses de fermento e de sopa Campbell's foram novidades para mim! A bagunça da cozinha também inspira, neste caso, aquele temido molho de tomate "virou" tábua de corte e um apoio para a concha, bem úteis por sinal.

Eu acho interessante quando há no ambiente uma mistura de elementos sóbrios com divertidos. Assim, não corre o risco do espaço parecer uma brinquedoteca...hehe... Agora me conta, você usaria alguma peça neste estilo na sua casa?

Quer comentar no blog?

Saiba como comentar usando o Disqus com o Facebook

Kindle Amazon

Addthis