quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Decoração: comprinhas para casa em viagens

Gosto muito de viajar e pensar sobre o tema é algo que me deixa bastante animada. Acho que existem muitos tipos de viajantes pelo mundo, entre eles, os que buscam aventuras, os que preferem passeios culturais, os que querem fazer compras e os que gostam de tudo um pouco. 

Posso dizer que me enquadro no último tipo, gosto de tudo um pouco, mas dou prioridade para passeios culturais e compras de produtos regionais. Desses produtos, alguns são para casa. Como a oferta é grande em pontos turísticos e a compra por impulso pode acontecer a qualquer momento, aprendi a considerar alguns critérios na hora de fazer comprinhas para casa em viagens.  

Os produtos regionais que costumo comprar, em geral, têm alguma utilidade doméstica e/ou servem de enfeite para relembrar o lugar visitado. No caso de ter alguma função específica, pondero se estou precisando daquele item em casa ou se vai gerar acúmulo. Por exemplo, um belo jogo de mesa e tapetes podem ser bem úteis no dia-a-dia. Já comprei alguns itens assim em viagens ao Nordeste, onde o trabalho manual se destaca e os preços são muito convidativos. 

feira de artesanato de Maceió - Alagoas
Feira de artesanato em Maceió, Alagoas. 

O segundo critério que levo em consideração é se o tal produto tem a ver com o estilo da minha casa. Por exemplo, a pessoa que tem uma decoração no estilo mais urbano e high tech pode se empolgar pela atmosfera rústica de uma praia deserta, comprar várias peças artesanais de uma comunidade local e depois perceber que no contexto do próprio lar nenhuma peça cai bem.

O terceiro critério é pensar se eu tenho espaço para guardar o objeto. Se for algo que me traga boas lembranças e quero manter sempre à vista, calculo se caberá na minha mesa e estante de trabalho ou qualquer outro espaço visível. Mesmo que seja algo que vai ficar no armário para ser utilizado de vez em quando, também é necessário avaliar se haverá espaço para guardá-lo adequadamente. Nessa hora, vale medir o objeto com uma pequena trena. 

feira vintage no bairro de San Telmo, Buenos Aires - Argentina
Feira vintage no bairro de San Telmo, Buenos Aires, Argentina. 

Por fim, mas não menos importante, é ter a preocupação de verificar como você vai levar o objeto para casa. Dependendo do tamanho, do material e do meio de transporte utilizado durante a viagem, a atenção deve ser redobrada, já que a gente não quer que algo se estrague pelo caminho. 

Acho lindo peças feitas de pedra sabão, mas como podem quebrar fácil, quando tive a oportunidade de comprar, precisei ter bastante cuidado com a embalagem. Se outras pessoas também tiverem que manusear a peça delicada é importante colocar aquela indicação de frágil no pacote.

feira de artesanato em pedra sabão, Ouro Preto - Minas Gerais
Feira de artesanato em pedra sabão, Ouro Preto, Minas Gerais. 

E vocês, costumam fazer compras para casa em viagens? Tem alguma dica? Compartilhe aqui nos comentários.

Quer comentar no blog?

Saiba como comentar usando o Disqus com o Facebook

Kindle Amazon

Addthis