quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Design de interiores: cuidados na casa do idoso

Há algumas semanas fiz uma breve pesquisa sobre o aumento da expectativa de vida no Brasil e não me contive ao ver um esquema super interessante sobre os "cuidados na casa do idoso". Tenho consciência de que esse assunto é complexo e que um único post não dará conta dele por completo, mas como designer de interiores não posso deixar de comentar as dicas e colaborar com a difusão dessas informações. Veja o esquema: 

cuidados na casa do idoso
Foto: reprodução / Portal do Envelhecimento

Primeiramente é importante tomarmos consciência de que a população do Brasil está envelhecendo e a expectativa de vida está aumentando cada vez mais. Segundo as pesquisas do IBGE, até o ano de 2050, os brasileiros acima de 60 anos corresponderão a aproximadamente 30% da população e a expectativa de vida deverá chegar aos 81 anos. Entre tudo que devemos pensar sobre melhorias na qualidade de vida dessa crescente população idosa estão, sem dúvida, os interiores domésticos.

Gostei muito desse esquema explicativo utilizando uma casa em 3D, pois podemos visualizar o que, de maneira geral, podemos fazer para deixá-la mais acessível e segura para os idosos. Entre as fontes de pesquisa utilizadas está a ABNT, cujas normas técnicas estabelecem que, entre outros itens, a concepção dos espaços atenda a todas as pessoas, com diferentes características antropométricas e sensoriais. 

Começando pelo banheiro, as barras de apoio fazem muita diferença na vida do idoso, tanto perto do vaso sanitário como na área do banho, pois podem evitar quedas graves. Dependendo do caso pode ser instalada também uma campainha. Outra informação que descobri e merece atenção diz respeito aos diferentes tipos de banheiro e seus respectivos vasos sanitários. Segundo este texto, "Vaso sanitário com abertura frontal é um erro, não é norma!", há uma confusão entre o banheiro adaptado e o hospitalar. Posso dizer que já encontrei este tipo de vaso com abertura frontal em espaço público e foi uma experiência bem desagradável. 

Outra sugestão interessante é o ajuste da altura da pia e do tanque à altura do idoso. No geral, qualquer trabalho que executamos nos ambientes domésticos pode se tornar exaustivo e prejudicial à saúde se não nos preocuparmos com a ergonomia. Na casa onde se encontra um idoso é ainda mais urgente repensar as dimensões dos móveis e adaptá-las para que ele possa executar suas atividades cotidianas sem maiores problemas. No caso das portas, também é necessário ajustar o tamanho para a plena circulação de um cadeirante. Se pudermos deixar isso resolvido com antecedência é ainda melhor. 

A luz de vigilância no quarto é mais um item que proporciona bastante segurança ao idoso. Se quiser deixá-lo se sentindo ainda mais seguro é possível utilizar luminárias de emergência que ascendem na falta de luz, não só no quarto, mas em outros ambientes da casa, como corredores e banheiros. Encontrei um post bem explicativo em um site especializado em iluminação sobre o uso deste tipo de luminária de emergência, sugerindo inclusive um modelo com LEDs e de ótima autonomia. 

Por fim, os tapetes, que além dos escorregões, também podem provocar tropeços, assim como os animais domésticos.  Se for tê-los, é melhor deixá-los em ambientes da casa pouco utilizados pelos idosos. Acrescentaria ainda evitar os pisos muito lisos e escorregadios em certos ambientes. Com a ajuda do designer ou arquiteto é possível encontrar bons revestimentos antiderrapantes e selecionar os locais adequados para utilizá-los em casa.  

casal de idosos

Quer comentar no blog?

Saiba como comentar usando o Disqus com o Facebook

Kindle Amazon

Addthis