sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Decoração: tapetes na sala de estar

Estava escolhendo algumas imagens de tapetes na decoração de salas quando me deparo com um post super bacana da conceituada designer e blogueira Emily Henderson, no qual ela aponta um erro fatal que os norte-americanos cometem em suas casas: tapetes pequenos demais para os ambientes. Fiquei pensando... será que também cometemos esse deslize por aqui? 

imagem com desenho de tapetes para sala de estar
Foto: reprodução / Architecture & Design. Segundo a imagem, as duas primeiras composições têm tapetes de tamanho adequado, já a terceira tem um pequeno demais. 

Uma das coisas que a gente precisa lembrar é que o tapete vai além da questão estética e é super importante para delimitar os ambientes. Segundo Emily Henderson, em uma sala de estar, o tapete ajuda a dar destaque à principal área do ambiente, ou seja, aos sofás e cadeiras onde as pessoas sentam para conversar. Se o tapete for pequeno demais, sua função de delimitar não vai aparecer e o espaço ficará desvalorizado e até parecendo menor do que realmente é. 

Por que as pessoas caem nessa armadilha? Pelo menos nos EUA, segundo a designer, esse erro acontece por alguns motivos, entre eles estão os preços dos tapetes grandes, que geralmente são mais caros, e o fato das lojas não se interessarem em estocar peças com tamanhos que tem pouca saída. Nesse cenário o consumidor acaba levando o tapete menor por falta de opção. 

E qual é o tamanho certo? Para Henderson o ideal é que coubessem os móveis inteiros sobre o tapete, respeitando obviamente o espaço mínimo de circulação. Se essa composição não for possível, que duas pernas de cada móvel pelo menos estejam sobre o tapete, para que a distribuição fique equilibrada.  

Outra dica que ajuda bastante é a de centralizar o tapete na composição e deixar as sobras de cada lado do sofá com a mesma medida. A exceção são aqueles tapetes do tipo couro de vaca e de zebra cujo charme são as bordas irregulares. Para não errar na finalização com tapetes é importante fazer antes de tudo a distribuição do mobiliário e a medição. Veja algumas imagens:

área de socialização da sala delimitada pelo tapete de listras
Foto: reprodução / Houzz. A sala é comprida e pode ser dividida em vários ambientes. A área de socialização é delimitada pelo tapete de listras que combina muito bem com o sofá neutro. 

tapete centralizado na sala
Foto: reprodução / Savvy Home Blog. O tapete está centralizado e os sofás estão com pelo menos duas pernas sobre ele, restando a mesma distância de cada lado. Uma bela composição de sofás neutros e tapete felpudo e estampado. 

tapete com bordas irregulares
Foto: reprodução / Apartment Therapy. Aquele caso em que a regra da proporção não se aplica já que o tapete tem bordas irregulares. Já que o sofá e a poltrona são escuros,  o tom claro do tapete ajuda a equilibrar a composição. 

tapete menor sobre o tapete maior
Foto: acervo pessoal. Uma composição ousada, com mistura de estampas, do designer Sig Bergamin na Casa Cor SP. Veja que Bergamin utiliza uma técnica interessante, também indicada pela Emily Henderson, um tapete menor sobre um maior. A dica de Henderson é utilizar um tapete maior de sisal. 

grande tapete fofinho na sala com home theater
Foto: acervo pessoal. Uma sala com home theater precisa ter boa acústica e ser confortável, por isso, um tapete grande e fofinho caiu muito bem nesse ambiente. 

No geral, como podemos ver pelas imagens, é mais fácil combinar móveis neutros e lisos com tapetes estampados e vice-versa. Mas assim como no mundo da moda, a combinação entre estampas diferentes está em alta e também é uma opção interessante. Neste caso, a dica é a mesma das consultoras de estilo, procurar nas estampas cores e tons que se aproximam ou se repitam.

Quer comentar no blog?

Saiba como comentar usando o Disqus com o Facebook

Kindle Amazon

Addthis