quarta-feira, 4 de março de 2015

Profissão: cursos e palestras em design de interiores e áreas afins (março 2015)

O mês de março está só começando e já chega despertando o interesse com diversos cursos e palestras na área de design de interiores e afins. É muita coisa bacana acontecendo e mais uma vez a vontade é de fazer tudo! Infelizmente, não dá, mas já fico feliz de espalhar as novidades para outras pessoas que possam se interessar por esses assuntos. Vamos ver o que tem de bom neste mês agitado? 

Há poucos dias fiquei sabendo que o Labmob se dividiu em duas escolas (Oficinalab e Lab74), sendo cada uma delas gerenciada por um de seus fundadores. Os cursos oferecidos são bem parecidos com os que já eram ministrados: 

Marcenaria - projeto e construção: do dia 7 de março ao dia 32 de maio, na Oficinalab, São Paulo. Proposta semelhante ao do curso "marcenaria aplicada à autoconstrução", que falei no último post da tag profissão, com algumas novidades técnicas. A proposta é desenvolver o seu próprio móvel com aulas de projeto e prática construtiva. Ao final terá exposição dos móveis.   

Cadeiras: do dia 24 de março a 14 de junho, no Lab 74, São Paulo. Construção de 4 cadeiras conhecidas no design de móveis mundial (Enzo Mari, Krat, Poltrona Amarela, banco base, mobilier Pluzzle, Red&Blue) e mais uma que será desenhada pelo próprio aluno, que leva tudo para casa ao final do curso. 

Luminárias: dias 14 e 15 de março, Lab 74, São Paulo. Para construir uma luminária o aluno aprende nesse curso técnicas de circuito elétrico, iluminação, marcenaria, o que é bem legal! 

Krat - da caixa de embalagem à cadeira: de 13 a 21 de março, na Oficina Cultural Carlos Gomes, Limeira. Oficina gratuita em que o aluno aprende projeto e técnicas de marcenaria através da construção deste famoso modelo de cadeira desenvolvido pelo designer holandês Gerrit Rietveld. Inscrições até o dia 4 de março. 

A linguagem dos objetos: às terças-feiras, de 10 a 31 de março, no Centro Universitário Maria Antonia, São Paulo. Curso muito interessante ministrado por dois professores da FAU-USP, Giorgio Giorgi e Robinson Salata, no qual serão discutidos o design dos objetos, desde o artesanal até o industrial, sua materialidade, inserção cultural, entre outras questões. 

Criação Manual - das técnicas à criação: de 10 de março a 5 de maio, na FAAP, São Paulo. O curso ensina técnicas manuais antigas como tear, crochê, tricô, bordado, entre outras, além de dar orientação para combinar cores. Super interessante para quem se interessa por aqueles trabalhos feitos à mão da época das vovós. 

Design Essencial com Marcelo Rosenbaum: curso online, Escola São Paulo. Este curso foi elaborado pelo Marcelo Rosenbaum e traz um pouco da experiência do designer nos trabalhos com diferentes comunidades brasileiras. A proposta é apresentar os conceitos desta linha de criação do design, como o projeto "A Gente Transforma", que se volta para cultura local na busca de inovação e mudanças sociais.  

Mesa redonda com designers convidados - Carlos Motta, Fernando Jaeger e Zanini de Zanine: dia 5 de março, Museu da Casa Brasileira, São Paulo. Os designers convidados comentam capítulos do livro da pesquisadora Maria Cecilia Loschiavo dos Santos sobre o Móvel Moderno no Brasil que deu origem à exposição homônima. É uma oportunidade imperdível de conhecer e ouvir profissionais experientes e bem conceituados da área. 

Fórum Internacional de Arquitetura e Construção: de 3 a 6 de março, Transamérica Expo Center, São Paulo. A Expo Revestir promove todo ano este fórum durante o período da feira com diversos palestrantes. O interessante é que cada dia é direcionado a um profissional da área, tem o dia do designer de interiores, do construtor, do revendedor, do arquiteto. O local é amplo, mas como a procura é grande, as inscrições já se encerraram para alguns dias, mesmo assim há possibilidade de vagas remanescentes. 

Workshop "Desconstrua a moda e construa seu estilo": dia 28 de março, no Starbucks, São Paulo. A consultora de estilo e blogueira Ana Soares vem mais uma vez a São Paulo para compartilhar seus saberes com todos os interessados em moda acessível que querem desenvolver seu estilo pessoal. Além de gostar do assunto, acredito que a moda e o trabalho das consultoras tem muito a ver com design e decoração. Já participei de dois workshops da Ana e contei aqui no blog como foi: workshop 2013 e workshop 2014

Quem quiser saber mais sobre os cursos, valores, dias, endereço, é só clicar no link em laranja. Se você participar de algum, não deixe de compartilhar nos comentários. Ainda estou escolhendo o que fazer, depois conto aqui no blog!! 

wold ways en new doors - Jay Roeder
Foto: reprodução / Jay Roeder (designer e ilustrador).

Quer comentar no blog?

Saiba como comentar usando o Disqus com o Facebook

Kindle Amazon

Addthis