quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Evento: minhas impressões sobre o workshop do blog Hoje Vou Assim OFF (SP)

No último sábado, tive a oportunidade de participar de um workshop em São Paulo, ministrado pela Ana Soares, autora do ótimo blog sobre moda acessível Hoje Vou Assim OFF. Os temas abordados no curso fazem parte de duas categorias do blog, criadas por ela: "Comprei e nunca usei" e "Básicos não tão básicos". 

Fiz questão de participar, pois sempre admirei o jeito criativo e ousado da Ana se vestir. Adoro as combinações de cores, estampas e acessórios que ela faz com peças super acessíveis. Também já aprendi muito com seus textos críticos e inspiradores para quem gosta de moda e quer se vestir bem sem ir à falência! Pessoalmente, Ana é uma pessoa simples, simpática e super divertida!! 

turma do workshop da Ana Soares - Hoje vou assim OFF - São Paulo 2013
Turma de SP no workshop na Starbucks

Minhas impressões sobre o workshop:

Gostei muito do workshop como um todo, dos temas tratados, da organização, do local escolhido para o evento, etc. Como não dá para contar tudo, escolhi algumas partes para compartilhar...

Em primeiro, destaco a abordagem da Ana sobre os motivos que nos levam ao consumo desenfreado de roupas. Ao usar aquelas justificativas clássicas do tipo "eu mereço", "não posso perder a promoção" ou "comprar é um hobby", acabamos acumulando peças e mais peças no guarda-roupa, sem saber o que fazer com elas depois. 

Acho esta questão do acúmulo muito pertinente, pois não se restringe ao universo das roupas. O consumo exagerado e sem planejamento pode acontecer com qualquer pessoa e com qualquer produto que gostamos de comprar, como livros, comida, itens de decoração, etc... por isso, parar para pensar sobre o assunto é super importante! 

Dentro desta problemática, Ana deu uma dica interessante sobre a organização de roupas e acessórios. Quanto mais eles ficam visíveis no nosso guarda-roupa ou closet, mais fácil de saber o que temos, o que está sendo usado e o que já pode ser descartado. 

Procure organizar suas peças por cor e estampas (o círculo das cores pode ajudar), por tipos (saia, calça, blazer) e em cabides iguais. Melhor ainda, se conseguir colocar uma única peça de roupa por cabide. Sapatos, bolsas, lenços e colares também precisam estar visíveis, evite "escondê-los" em saquinhos. 

cabides de veludo
Eu uso cabides de veludo que são fininhos e não deixam a roupa escorregar. O kit vem ainda com ombreiras e presilhas. Fiz uma pesquisa e o lugar mais em conta para comprá-los foi o Sam's Club!

Também tivemos a oportunidade de trocar ideias e falar um pouco das nossas experiências pessoais com a moda. Ana nos deu essa abertura e foi muito bacana conhecer as dificuldades e conquistas de cada uma das participantes nesta busca por encontrar seu estilo e na prática do consumo consciente. 

Por fim, não posso deixar de relembrar duas ideias incríveis compartilhadas pela Ana Soares: a primeira, sobre nos apropriar da imagem que queremos transmitir para o mundo e para nós mesmos, a segunda diz respeito à construção do nosso "guarda-roupa dos sonhos", lembrar sempre que este é um processo de longo prazo! 

Carina Pedro e Ana Soares do blog Hoje vou assim OFF - workshop em São Paulo (2013)
Eu, Carina Pedro e a querida Ana Soares!
Fotos: workshop HVAOFF (acervo pessoal)

Espero que eu tenha conseguido mostrar o quanto a experiência de participar deste workshop foi enriquecedora em diversos sentidos!! Quem quiser acompanhar os looks e textos sobre moda acessível, se informar sobre os próximos workshops ou sobre consultorias de imagem e estilo, não deixe de acompanhar as postagens diárias da Ana no seu blog Hoje vou Assim OFF e também na sua página no Facebook!

Continuem acompanhando as postagens sobre design de interiores e temas afins aqui no blog e na fan page Carina Pedro. Recomendo também a leitura do post sobre o "estilo navy" na sala de leitura do Senac na Santos Arquidecor 2013, em que mostro um exemplo de projeto de design de interiores que buscou inspiração na moda. Links em laranja.

Atualização (18/8/14): Leia também o post sobre o segundo workshop do blog Hoje vou Assim OFF (SP).

Quer comentar no blog?

Saiba como comentar usando o Disqus com o Facebook

Kindle Amazon

Addthis