sábado, 18 de abril de 2015

Evento: workshop "organizando pequenos espaços" no Senac - Santos

Na última quarta-feira fui conferir o Workshop "Organizando pequenos espaços" no Senac - Santos. O evento contou com a participação de três professores do curso técnico de design de interiores da unidade: profa. Camila San Giacomo, prof. Carlos Schibelsky e prof. Manoel Carlos Mendes. O tema principal foi discutido por meio de três assuntos importantes do design: uso de cores, iluminação e mobiliário. O workshop durou mais de 2 horas com as perguntas da plateia.

Workshop "Organizando pequenos espaços", Senac - Santos
Workshop "Organizando pequenos espaços", Senac - Santos. Da esquerda para direita, prof. Carlos  Schibelsky, prof. Manoel Carlos Mendes e profa. Camila San Giacomo. 

Gostei muito da abordagem dos palestrantes sobre um tema que também gera dúvidas aqui no blog. Lembram do post sobre cozinhas tipo "corredor"? É sempre bom conhecer opiniões e soluções diferentes para uma questão que faz parte do dia-a-dia de várias pessoas que estão em busca de mais organização e conforto não só na cozinha de pequenas dimensões, mas também em outros ambientes da casa. Vejamos alguns pontos levantados pelos palestrantes:

Sobre o uso de cores: o assunto foi tratado pela profa. Camila que nos lembrou que uma cor pode nos afetar tanto positivamente como negativamente. Por exemplo, um certo tom de vermelho pode nos agitar demais, outro pode nos trazer sensação de aconchego. Falei um pouco disso no post sobre a cor Marsala. Camila nos lembra que um esquema de cores fortes não é proibido no ambiente pequeno. Podemos usar pontos ou faixas de uma cor forte entre as cores neutras, especialmente se o ambiente precisa daquela "ajudinha" da luz artificial. Outra sugestão é diminuir os obstáculos pelo caminho, deixando o visual menos confuso e poluído.

Sobre a iluminação: o prof. Carlos Schibelsky, especialista no assunto, alertou sobre a iluminação exagerada feita em espaços pequenos. O que não é bom, pois se iluminarmos demais, percebemos o quanto o ambiente é pequeno. O projeto mais indicado é o que privilegia a luz localizada, destacando pontos específicos, deixando outros menos iluminados e mais aconchegantes. Explorar os diferentes níveis de teto por meio de sancas no lugar da iluminação mais óbvia feita por plafons é outra solução interessante. Adorei sua observação sobre o "boom" de espelhos nos ambientes pequenos que nos provoca a pensar sobre a preocupação demasiada em fazer os espaços parecerem maiores do que realmente são.

Sobre o mobiliário: o prof. Manoel Carlos Mendes encerrou as apresentações comentando sobre móveis, materiais e outros detalhes que ajudam na organização de pequenos espaços. Os móveis multifuncionais são uma boa opção, porém é preciso estar atento às dimensões da peça para não prejudicar a circulação no ambiente. Mais atenção para os cantinhos subutilizados como o espaço embaixo da escada. Outro item bem lembrado foi o tamanho das telas de TVs, assunto que já virou post aqui no blog. O uso de alguns materiais também pode resultar em soluções interessantes como o vidro e o cobogó que voltou a ser valorizado.

Muitas questões foram colocadas ao final deste workshop no Senac e pude perceber que as pessoas em geral têm muitas dúvidas sobre o tema. Algumas delas me suscitaram ideias para futuros posts no blog. Os professores também ressaltaram a importância da formação profissional do designer na hora de encontrar soluções adequadas para as mais diversas necessidades. Quem quiser conhecer melhor as atividades que o designer de interiores está capacitado para realizar e como ele vai realizá-las, não deixe de conferir o post anterior, "do briefing à criação do conceito em design de interiores".

Quer comentar no blog?

Saiba como comentar usando o Disqus com o Facebook

Kindle Amazon

Addthis