quinta-feira, 23 de abril de 2015

Variedades: documentário "O Sal da Terra" sobre o fotógrafo Sebastião Salgado

No último feriado fui conferir no cinema o documentário "O Sal da Terra" (2014) sobre o fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado. Não vejo documentários com frequência, mas os poucos que assisto, acabam sendo marcantes. Com este não foi diferente, fiquei comovida em vários trechos, especialmente, os que narram situações limites, como guerras e genocídios que Sebastião Salgado presenciou durante a execução dos seus projetos fotográficos pelo mundo. 

O sal da Terra - documentário Sebastião Salgado

O(s) mundo(s) fotografados por Sebastião Salgado são diversos, ora de uma beleza inebriante, ora de uma tristeza arrasadora, mas ainda sim registrados de maneira primorosa. Quem conhece o trabalho do fotógrafo mineiro e economista de formação, sabe que os grupos humanos desconhecidos, maltratados ou ignorados não passam despercebidos pelas suas lentes. Este enorme interesse do fotógrafo em registrar o que muitos olhos não quiseram ou não puderam ver, deu origem a projetos incríveis como "Outras Américas", "Trabalhadores" e "Êxodos". 

No documentário "O Sal da Terra" podemos ouvir as impressões do próprio Sebastião Salgado sobre os lugares que escolheu para realizar seus projetos, sua relação com a fotografia e com o assunto fotografado, além de questões pessoais que o fizeram mudar de foco depois de anos dedicados à fotografia social e voltar-se para o retrato da paisagem natural, dando origem ao projeto "Gênesis". Além de Sebastião Salgado, também ouvimos relatos da sua esposa Lélia, sua grande colaboradora nos projetos pessoais e profissionais, do seu pai (já falecido), do filho Juliano e do alemão Wim Wenders, que dirigiu o filme. 

Para contar na telona em menos de duas horas uma longa vida dedicada à fotografia foi necessário fazer recortes e escolher trechos da trajetória profissional de Sebastião Salgado. Mesmo assim, achei que o filme conseguiu mostrar por meio das imagens selecionadas, dos relatos e de alguns vídeos curtos, o tamanho do seu engajamento e o esforço dispensado para executar um trabalho primoroso, que se tornou mundialmente reconhecido e que deve ser motivo de orgulho para os brasileiros.

Trailer do documentário "O sal da Terra" no Youtube

Quer comentar no blog?

Saiba como comentar usando o Disqus com o Facebook

Kindle Amazon

Addthis