domingo, 26 de julho de 2015

Variedades: reconstrução do guarda-roupa e minha experiência com o site Enjoei

Nesta semana o tema moda ficou ecoando na minha cabeça depois do workshop da Ana e da Alyce, "Desconstrua a moda e construa o seu estilo". Contei no meu último post que desde que comecei a ler blogs e a participar de eventos sobre esse assunto, senti uma evolução na minha maneira de vestir e de consumir moda. A decisão de criar uma lojinha no Enjoei faz parte desse processo de aprendizado, que não é rápido nem fácil, mas tem seu lado divertido.

Quando construímos o nosso estilo é como se o nosso guarda-roupa passasse a repelir as peças sem uso e a gritar por mais organização. Com as dicas que aprendi nos workshops passei a observar aquilo que não me servia mais por diversos motivos. Retirei do meu guarda-roupa muita coisa que vestia bem aos 20 e não se adequou aos 30 anos. Depois saíram as peças compradas por impulso, que acabava passando o ano todo e eu nunca usava. 

lojinha da Carina Pedro no Enjoei: calça Levis com elastano, vestido pretinho básico e vestido vermelho estampado
Lojinha da Carina Pedro no Enjoei: calça Levis com elastano | vestido pretinho básico | vestido vermelho estampado. 

Minha experiência no site Enjoei

Desde maio de 2014, quando decidi entrar no Enjoei, fui selecionando roupas que estavam nessa situação de "abandono" no meu guarda-roupa, todas em ótimo estado e que certamente fariam outras pessoas felizes. Foi a primeira vez que coloquei artigos à venda na internet e saber que blogueiras, como a Ana, também usavam o site me deu mais confiança. 

Para mostrar os produtos no Enjoei é importante tirar fotos de boa qualidade. Depois de postá-las, a equipe do site faz a curadoria e aprova ou não o seu produto. Nunca tive um produto reprovado, mas já recebi dicas de como fazer fotos mais cativantes pela equipe do site. 

Lojinha da Carina Pedro no Enjoei: camisa longa azulejo português, camisa preta Barred's com babadinho, camisa verde militar Blue Steel
Lojinha da Carina Pedro no Enjoei: camisa longa azulejo português | camisa preta Barred's com babadinho | camisa verde militar Blue Steel. 

Além das fotos dos produtos, o número de vendas, compras, quem você segue, quem te segue e as honrarias ficam visíveis na página principal da sua lojinha. Gosto de colocar na descrição da peça todas a informações que sei sobre a composição e origem. E se faltar alguma informação ou detalhe, respondo todas as perguntas postadas. 

Os preços dos produtos ficam a seu critério, mas é sempre bom pesquisar no próprio site para não cobrar caro ou barato demais. Também levo em conta a marca, quanto paguei e o tempo de uso da peça. Você pode dar descontos quando quiser ou quando o Enjoei convida para participar de semanas temáticas. 

O comprador também pode fazer uma oferta de preço ao vendedor. Confesso que já criei expectativas com essas ofertas, pensando que ia fechar a venda, mas a compra não se confirmou. Sinceramente, não vejo razões para fazerem a oferta sem ter interesse efetivo em comprar. Talvez, seria uma boa o Enjoei limitar o número de ofertas por pessoa. 

Lojinha da Carina Pedro no Enjoei: terninho bege claro Barred's | camisa amarela neon | camisa marrom estampada Luigi Bertolli. 

Ao comprarem na sua lojinha, a equipe do site envia uma mensagem avisando que já está disponível o endereço do comprador para impressão. Nessa hora recebemos mais dicas recomendando o envio do produto em poucos dias, incluindo um recadinho bacana para o comprador. 

Envio a peça em um saquinho de TNT bem cheiroso com o cartão do blog. Compro uma caixa no correio de tamanho adequado e envio sem custos, já que o frete é por conta do comprador. Não deixo de guardar o código de rastreio para verificar se o produto foi entregue. Alguns dias depois, se tudo der certo, o dinheiro fica disponível.

Lojinha da Carina Pedro no Enjoei: sapatilha Melissa verde, sandália animal print rosa Stilleto, sapatilha caveirinha Santa Lolla para C&A
Lojinha da Carina Pedro no Enjoei: sapatilha Melissa verde | sandália animal print rosa Stilleto | sapatilha caveirinha Santa Lolla para C&A

Sobre o resgate do dinheiro é obrigatório ter uma conta no Moip. O Enjoei fica com 20% e o Moip cobra uma tarifa de R$ 2 reais para saques abaixo de R$ 150 reais. Saber desses descontos também é importante na hora de formular o preço do seu produto. 

Embora não seja o foco desse post, vale lembrar que alguns vendedores anunciam também produtos para casa no Enjoei. Na hora de desapegar desse tipo de objeto é bom avaliar se o mesmo não será útil em ocasiões especiais, como em um jantar festivo, por exemplo. A dica para quem está organizando o lar é verificar quais peças aparecem em grande quantidade, os presentes repetidos, os conjuntos que foram quebrando e, então, separar o que pode ser doado ou vendido dos que precisam ser descartados. 

Quer comentar no blog?

Saiba como comentar usando o Disqus com o Facebook

Kindle Amazon

Addthis