sábado, 1 de agosto de 2015

Design de interiores: dimensões e organização do guarda-roupa

Uma das coisas que aprendemos no processo de construção do nosso estilo é que um guarda-roupa bem organizado traz muitas facilidades no dia-a-dia. A organização pode nos ajudar a localizar mais rapidamente as peças para montar o look do dia, saber melhor o que temos e o que usamos com mais frequência, assim como os itens em falta ou que estão em situação de abandono no nosso guarda-roupa, como comentei no post sobre minha experiência com o site Enjoei

Pensando nisso, resolvi reunir algumas informações que acumulei sobre dimensões e organização do guarda-roupa pelos blogs de moda, nos workshops da Ana Soares (primeiro, segundo e terceiro), em livros sobre organização pessoal, como a Casa em Ordem da Natália Ortiz e em projetos de design de interiores residenciais. Acredito que cada profissional tem algo a contribuir para pensar esse tema a fim de que o resultado final seja ainda melhor. Veja a minha proposta:

Proposta de guarda-roupa - Carina Pedro

Como podemos observar no desenho, escolhi algumas cores para representar os diferentes setores do guarda-roupa. Cada um deles tem funções e características específicas que explicarei abaixo. Embora esteja falando de um único móvel, poderíamos aplicar a mesma ideia para um closet. Outra questão importante é que as necessidades e os desejos variam de pessoa para pessoa, assim, um setor ou outro pode precisar de adaptações. 

Maleiro: este setor representado pela cor verde é o que está posicionado na parte mais alta do guarda-roupa. É um espaço adequado para armazenar itens de pouco uso ao longo do ano, entre eles, aquelas roupas de cama e banho reservas ou que alternamos durante um período, vestidos de festa e casacões pesados de inverno. A altura deste setor, 60 cm na média, é ótima para guardar essas peças volumosas. Ainda assim é possível diminuí-las por meio de embalagens a vácuo.  

Cabideiro: este setor representado pela cor lilás é utilizado para pendurar roupas e também acessórios. A organização mais indicada é por cores e tipos, levando em conta também a altura da peça. Vestidos e casacos longos ficam juntos na parte do guarda roupa que tem uma altura entre 1,40 m e 1,60 m. Camisas, blazer, ternos, na outra parte, com altura entre 1,0 m e 1,20 m. Feita essa divisão, ainda é possível organizar na ordem do círculo das cores. Também nessa parte incluo o calceiro que é um cabideiro específico para calças, cuja altura pode ser de 70 cm, já que elas ficam dobradas.

É preciso estar atento para a composição da roupa, por exemplo, os tecidos planos (algodão, seda, linho) amassam e precisam do cabideiro, as malhas de lã e os sintéticos podem ir para gaveta. Recomendo o uso de cabides de veludo, pois ocupam menos espaço, seguram bem as peças e criam um padrão. Pendurar no máximo duas peças por cabide ajuda a visualizar melhor os nossos itens de vestuário. Já vi também cabides específicos para lenços, mas nunca testei. Os cintos ficam mais acessíveis se pendurados na porta do guarda-roupa.

Sapateira: este setor representado pela cor laranja é utilizado para guardar os sapatos que, assim como as roupas, também podem ser organizados por cores e tipos. Por exemplo, em uma prateleira, guardamos só as sapatilhas, na outra, os saltos e por aí vai. Uma boa altura mínima entre as prateleiras é 20 cm, mas quem tem muitas botas de cano alto, vai precisar de mais espaço. Quando falta, dá para guardar os sapatos em saquinhos de TNT com uma parte visível para poder identificá-los, mas temos que ter cuidado com a conservação dos que ficam por baixo. Além disso, se houver muitos pares acumulados, corremos o risco de esquecê-los. 

Gaveteiros e nichos: este setor representado pela cor azul pode ser utilizado para armazenar itens diversos. Dependendo do que queremos guardar, podemos optar por mais nichos e menos gavetas ou vice-versa. Na minha proposta optei por dois gaveteiros e três nichos (de baixo para cima). O gaveteiro maior de uns 40 cm de altura serve para armazenar roupas mais volumosas que não podem ser penduradas, como cachecóis, malhas de lã e tricos. Na menor, de uns 10 cm de altura, lingeries e meias. Nos nichos do meio, de 30 cm, as roupas de ginástica, que podem ser guardadas em rolinhos, shorts e bermudas, e no mais alto, temos um espaço ótimo para guardar bolsas sem correr o risco de deformá-las. 

Atualmente esse seria o meu guarda-roupa ideal. Com essas dimensões e organização, contendo os quatro setores que expliquei acima, minhas necessidades e desejos estariam atendidos. Mas, confesso, não foi nada fácil chegar a essa proposta! Como o meu objetivo não é aumentar o acervo de roupas e acessórios, mas torná-los cada vez mais alinhados com o meu estilo pessoal, se ao final da montagem, não coubesse tudo o que tenho hoje nesse guarda-roupa, encararia como mais uma oportunidade de repensar minhas escolhas e de fazer bons desapegos. 

Quer comentar no blog?

Saiba como comentar usando o Disqus com o Facebook

Kindle Amazon

Addthis