quinta-feira, 14 de maio de 2015

Livro: dicas para organização do lar

Sabe aquela situação limite em que precisamos parar e nos organizar? Isso aconteceu cedo na vida da personal organizer Natália Zanardi Ortiz que conta na introdução do seu livro, "Casa em Ordem: manual prático para organização do lar", por que ainda bem jovem teve que lidar com a questão da organização do espaço. Li em uma única tarde todas as dicas desse pequeno livro de bolso e vou compartilhar algumas que me fizeram repensar na organização dos ambientes.

livro "Casa em Ordem: manual prático para organização do lar"

Sala: gostei bastante da dica do rodízio na estante quando a gente tem muitos enfeites. Segundo Natália, além de não poluir visualmente o móvel, podemos renovar a decoração, trocando as peças decorativas de tempos em tempos. Outra dica importante é a de não guardar coisas quebradas nem repetidas que não terão utilidade, por exemplo, para que ter várias travessas, se você usa apenas uma ou duas no máximo? 

Quarto: sem dúvida, um dos móveis mais difíceis de organizar está nesse ambiente, o armário de roupas! Seja exigente com você mesmo, avisa a personal organizer. Deu um ano e não usou roupa, é hora de desapegar. Setorizar é importante também, uma prateleira para roupas de ginástica e uniformes, outra para pijamas e moletons, um lado para camisas e paletós e por aí vai. O rodízio também vale para roupas de cama e banho, deixando o que usa no dia-a-dia à mão e as demais no maleiro. Falei um pouco de organização de armários no post sobre o workshop do blog Hoje Vou Assim OFF

Quarto de criança: a autora alerta que este é um dos ambientes mais complicados para manter a organização. Um dos cantinhos que precisa de atenção é o de estudos, onde deve ter material disponível para que a criança não precise usar o que leva para escola. Escrevi em outro post o que acho sobre cantinho de estudo em casa. Natália alerta para o apego que as crianças também desenvolvem pelos seus pertences, por isso é bacana estimulá-las a doar desde pequenas. Para irmãos que dividem o mesmo quarto, setorizar o armário com uma parte para cada um, vai ensiná-los a cuidar das suas próprias coisas. 

Banheiro: neste ambiente o maior problema é a umidade. Se for guardar algum produto, como cosmético, é importante armazenar em gaveta ou caixa e deixar bem fechado. A personal também fala neste capítulo sobre o acúmulo de maquiagens. Se deu um ano e não usamos, assim como as roupas, está na hora de desapegar. Cestinhas individuais sobre a pia ajudam bastante no dia-a-dia. Troque as tolhas molhadas com mau cheiro. 

Cozinha: gostei das dicas de decoração da autora para este ambiente, como o uso de um mural para cardápios. Acho bem charmoso quando é do tipo lousa. Separar os lixos é o ideal, identificando pelas cores o uso de cada um. Manter temperos em potes de vidro e panelas perto do fogão é ótimo para o dia-a-dia, já as gavetas devem se manter organizadas por meio de divisórias para facilitar o uso. Natália também dá uma dica ótima para organizar a despensa com economia, mantendo em sincronia o cardápio da família, o espaço de armazenamento na casa e a periodicidade das compras.  

Além dessas dicas que comentei acima, tem muitas outras no livro "Casa em Ordem" da Natália Ortiz, que compartilha também como organizar a área de serviço e dedica um capítulo específico para tratar da organização de documentos e papéis, incluindo prazos para guardá-los. Ótimo para evitar acúmulos desnecessários em arquivos e escritórios caseiros.

Gostei muito desse formato livro-manual, que a gente pode consultar por ambiente da casa, já que manter a organização adequada não acontece da mesma forma em todos os espaços e rotinas, mas é igualmente importante para melhorar nossa qualidade de vida. Ideias boas sobre o tema são sempre bem-vindas por aqui! 

Quer comentar no blog?

Saiba como comentar usando o Disqus com o Facebook

Kindle Amazon

Addthis