terça-feira, 31 de março de 2015

Design de interiores: cantinho de estudo em casa

Eu sempre tive um cantinho de estudo em casa. Para ser mais específica, durante anos, estudei e fiz minhas lições na mesma escrivaninha que ficava embutida em uma estante de madeira no meu quarto. Se isso me ajudou a desenvolver bons hábitos de estudo? Acredito que sim! Desde pequena lembro de gostar muito desse cantinho e apesar de não ser o único lugar de estudo (às vezes, eu estudava andando ou na cama), sei que passei boas horas sentada ali, descobrindo o mundo pelos livros.

Essa reflexão surgiu depois que li um artigo com dez dicas para os pais ou responsáveis melhorarem a participação na vida escolar das suas crianças, publicado pela Secretaria da Educação de SP. Uma das dicas recomendava separar um cantinho em casa onde as crianças pudessem fazer suas atividades escolares, pode ser um apoio plano como a escrivaninha do quarto, mesa da sala ou até da cozinha, sem muita agitação no entorno para ajudar na concentração. A dica lembrava que se a criança tem uma carteira na escola, ela precisa de um cantinho semelhante em casa onde possa estudar.

Vale muito a pena ter um cantinho de estudo em casa. Acredito que uma mesa do tamanho certo, uma cadeira confortável e boa iluminação em um cantinho tranquilo e convidativo da casa podem ajudar bastante na organização da vida escolar, no desenvolvimento do hábito de estudo e até promover mudanças em quem ainda não criou gosto por estudar todos os dias.

Para montar um cantinho de estudo há opções bem bacanas de móveis avulsos. Um exemplo foi o meu primeiro projeto no curso de design de interiores, o apartamento de um casal com dois filhos, em que escolhi uma escrivaninha pronta para as crianças estudarem com duas cadeiras do casal Charles & Ray Eames. Os móveis feitos sob medida são uma boa opção para quem tem pouco espaço. Quer algumas inspirações? Vamos lá:

catinho de estudos simples e eficiente - Apartament Therapy
Foto: reprodução / Apartment Therapy. Bem no estilo "faça você mesmo", esta é uma ideia simples e eficiente para um belo cantinho de estudo!  

Cantinho de estudos bacana - Pinterest
Foto: reprodução / Pinterest. Mais um cantinho bacana e sossegado para estudar. Adorei o cavalete amarelo!  

Cama com escrivaninha formando cantinho de estudos - Pinterest
Foto: reprodução / Pinterest. União muito interessante da cama com escrivaninha no quarto dos irmãos. 

Cantinho de estudos com mesa dupla - Pinterest
Foto: reprodução / Pinterest. Adorei o desenho da mesa dupla! 

escrivaninha junto a janela - Casa Cor Litoral 2014
Foto: acervo pessoal. A escrivaninha junto a janela também apareceu neste quarto da Casa Cor Litoral 2014, aproveitando a iluminação natural. 

Dica: o primeiro episódio da nova temporada do programa Decora foi um quarto compartilhado entre quatro meninas. No projeto foi incluído um pequeno móvel para estudo. O bacana é que o programa disponibilizou o tutorial para fazer a escrivaninha. É só baixar o arquivo em PDF no site do canal GNT. Eu adorei a ideia! Para acessar a página de download clique no link em laranja.

projeto de escrivaninha - Decora GNT
Foto: reprodução / Decora - GNT. Projeto de escrivaninha.

Quer comentar no blog?

Saiba como comentar usando o Disqus com o Facebook

Kindle Amazon

Addthis