quinta-feira, 12 de novembro de 2015

Design de interiores: ergonomia na bancada de trabalho da cozinha

A ergonomia, para mim, é um dos grandes diferenciais do trabalho do designer de interiores. A preocupação com as relações entre as medidas do corpo humano e os ambientes nos acompanha o tempo todo e é isso que torna o projeto de interiores essencial para garantir o conforto, segurança e eficiência dos espaços. Neste post escolhi falar sobre a bancada de trabalho da cozinha para exemplificar a importância desse estudo. 

Vista de um estudo de bancada para cozinha residencial. Realizado por Carina Pedro.
Vista de um estudo de bancada de granito com cuba para cozinha residencial. Realizado por Carina Pedro.

Recentemente, durante uma conversa com o funcionário de uma marmoraria, ele me contou sobre as diferentes alturas de bancadas de granito que já instalou em cozinhas, da medida considerada padrão nos dias de hoje que é 0,90 até um metro de altura. Na ocasião da conversa, a bancada prestes a ser substituída estava com 0,80m, o que torna a variação ainda maior. Expliquei que isso estava incomodando os usuários que sentiam dores na coluna após algum tempo executando atividades na bancada, como a preparação de alimentos e a limpeza das louças.

A variação da medida encontrada nessa cozinha para a considerada padrão hoje em dia é compreensível ao sabermos que a bancada de 0,80m de altura foi instalada há mais de trinta anos. Pode não ter havido a preocupação com as dimensões corporais por parte dos construtores, já que a bancada veio instalada, ou as medidas do corpo humano utilizadas como referência na época eram diferentes das de hoje em dia. Sabemos que são vários os fatores que influenciam nas dimensões corporais, como idade, sexo, grupo étnico, inclusive a alimentação da população pode ajudar a modificar essas medidas referenciais ao longo do tempo. 

A importância da ergonomia para o designer de interiores é indiscutível, porém, mesmo tendo em mãos medidas referenciais muito úteis para o projeto, o desafio é conseguir adaptá-las quando for necessário. No projeto de cozinha residencial podemos adaptar a altura da bancada aos usuários, assim como a sua profundidade, levando em conta aspectos diversos, identificados no briefing, como estatura, alcance, zona de trabalho disponível, entre outros. 

No caso que citei acima, a mudança da altura da bancada de granito de 0,80 para 0,90m tornou-se a opção mais indicada, de acordo com as queixas dos usuários, e por isso foi incluída no projeto de reforma da cozinha. O uso das medidas adequadas deixará a área de trabalho mais confortável e funcional para quem costuma executar tarefas importantes nesse espaço, tornando a rotina doméstica muito mais agradável. 

Foto: reprodução / Pinterest. 

Se quiser saber mais sobre o tema não deixe de ler também o post com ideias para cozinhas do tipo corredor

Quer comentar no blog?

Saiba como comentar usando o Disqus com o Facebook

Kindle Amazon

Addthis