terça-feira, 17 de novembro de 2015

Decoração: minha experiência com a tinta lousa

Há algum tempo que eu queria testar a tinta lousa em algum lugar que não fosse uma parede, até que encontrei um tutorial lindinho do blog Ricota não Derrete, em que a autora, Dani Vasconcelos, mostrou como transformar garrafinhas de vidro em vasos. Mesmo tendo seguido o passo-a-passo dela direitinho, resolvi mostrar aqui no blog a minha experiência. 

A primeira coisa que fiz foi deixar juntar algumas garrafinhas, como as de cerveja Skol de 300ml, para pintar tudo de uma vez. Tirei o rótulo e deixei algumas horas cheias de água em um balde também com água para que saísse todo o restinho de papel e cola dos rótulos. Para aproveitar a tinta resolvi pintar um dos lados de um pedaço retangular de MDF que tinha em casa. Dei uma lixadinha e limpei com um pano úmido. 

Também já deixei comprado o esmalte sintético preto fosco da Tintas Coral, mais conhecido como tinta lousa, o rolinho e o Thinner, que serve tanto para limpeza desse tipo de tinta como para dilui-la, segundo a dica da Dani. Fiz todo o trabalho com avental, luva e máscara para ficar protegida dos cheiros e do contato com os produtos. Veja mais pelas fotos: 

materias para pintar as garrafafinhas com a tinta lousa.
  • Materiais: esmalte sintético preto fosco (Tintas Coral), Thinner, rolinho de pintura, copo para mistura (embalagem de leite cortada), garrafinhas (Skol, 300ml), pedaço de MDF, jornais. 

Misturando a tinta com thinner
  • Misturando a tinta com thinner. A proporção foi a mesma indicada no tutorial da Dani, mais ou menos uma colher de sopa de thinner para uma latinha pequena, que no meu caso era um copinho. Usei o mesmo palitinho do meu tutorial "como fazer flores de papel" para misturar bem. 

Passando o rolinho com tinta lousa nas garrafinhas
  • Passando o rolinho com tinta nas garrafinhas. Uma demão cobre bem, mas tem que ficar de olho para não deixar escapar algum cantinho, já que o vidro é escuro e a gente pode não enxergar. Na dúvida, espere secar um pouco e passe mais uma vez o rolinho. 

Pintando um dos lados do pedaço de MDF com a tinta lousa
  • Pintando um dos lados do pedaço de MDF com o rolinho. Foram duas demãos. 

Garrafinhas pintadas com tinta lousa prontas com água e flor
  • Garrafinhas prontas com água e flor. Para escrever com giz esperei passar um dia inteiro. 

Testando a lousinha de MDF com tinta lousa
  • Testando a lousinha de MDF. 

Fotos: garrafinhas e lousinha com tinta lousa (acervo pessoal)

Uma das dúvidas que pode surgir é como limpar o giz da garrafinha. Com um pano úmido achei que ficou meio manchado, então, experimentei água com um pouquinho de detergente e esponja de cozinha. Ficou como nova. Fiz o mesmo com a lousinha de MDF, que ficou bem esbranquiçada depois da primeira usada, e achei que melhorou também, mas não ficou super preta como antes. 

Não deixe de ler também o post "deixando o ambiente mais divertido com a "tinta lousa" com mais dicas e inspirações. Usei o mesmo giz antialérgico que mostrei nesse post e achei que funcionou bem!

Quer comentar no blog?

Saiba como comentar usando o Disqus com o Facebook

Kindle Amazon

Addthis