quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Organização de ambientes: ergonomia na organização da cozinha

Podemos falar de ergonomia na organização de ambientes? Não só podemos como deveríamos sempre pensar soluções em que o corpo humano aproveite ao máximo e, ao mesmo tempo, se sinta bem quando o ambiente estiver organizado. Para exemplificar, vou utilizar o caso que citei no post sobre "ergonomia na bancada de trabalho da cozinha".

O projeto dessa parte da cozinha tinha como proposta a mudança na altura da bancada de granito para que o trabalho de preparação dos alimentos e limpeza das louças ficasse mais confortável. Foi planejado também um móvel sob a bancada, no qual seriam armazenados utensílios de cozinha, panelas, entre outros objetos. A ergonomia também pode ajudar a tornar a organização das gavetas e prateleiras desse armário ainda melhor. Veja algumas ideias:

Planejar um compartimento específico para que os temperos fiquem bem visíveis e organizados perto das mãos e da área de preparação dos alimentos evita o abaixa-levanta ou vai-vem desnecessário.

organização de temperos
Foto: reprodução / Pinterest. Organização de temperos. 

Uma maneira de não deixar utensílios e talheres expostos de modo que fiquem mais fáceis de procurar do que em uma gaveta é armazená-los em pé e a uma boa altura das mãos, principalmente, os mais usados no dia-a-dia.

organização utensílios e talheres
Foto: reprodução / Pinterest. Organização de utensílios e talheres. 

A meia-prateleira, além de aproveitar a altura do móvel para o armazenamento, também facilita a visualização e o acesso aos objetos mais usados. Outra ideia é aproveitar as laterais livres e portas para guardar as tampas de panelas.

organização de panelas, tampas e outros
Foto: acervo pessoal / Pinterest. Organização de panelas, tampas e outros. 

No caso de uma cozinha, em geral, o que for pouco usado, de eletrodomésticos a louças, pode ficar nas partes mais altas dos armários ou nas mais baixas, especialmente, se for pesado. Se a necessidade de uso for diária a organização precisa ser pensada, levando em conta a ergonomia, de modo a facilitar o acesso aos objetos sem causar desconforto físico nos usuários.

Quer comentar no blog?

Saiba como comentar usando o Disqus com o Facebook

Kindle Amazon

Addthis