terça-feira, 10 de maio de 2016

Organização de ambientes: descarte e doação para campanha do agasalho 2016

Quando a minha amiga Mariana me procurou para divulgar uma campanha de arrecadação de agasalhos para moradores de rua, achei uma oportunidade bacana de abordar aqui no blog a relação entre organização e doação. Apesar de ser um belo ato de desapego, sabemos que nem sempre é fácil dar o primeiro passo. Neste post vou falar mais sobre isso e sobre essa campanha muito especial. 

Uma das fases da organização de ambientes conhecida como descarte pode passar uma primeira impressão equivocada de que nossos pertences pessoais serão jogados no lixo. Essa ideia pode gerar uma tensão que prejudica ou até paralisa o processo de desapego, quando, na verdade, temos várias possibilidades de descarte, entre elas, a doação.

Quando o assunto é roupa o primeiro passo para facilitar o descarte é identificar aquelas peças que estão ocupando o armário sem serem usadas. Alguns motivos para isso são: a peça não combina mais com a gente, com nosso trabalho, idade, estilo, clima, conforto, tamanho ou a peça remete a alguma pessoa ou situação que nos impede de tomar uma decisão racional em relação ao desapego.

Roupas doadas para a banca do C.E.U (Companheiros Espíritas Unidos, Santos-SP).
Roupas doadas para a banca do C.E.U (Companheiros Espíritas Unidos, Santos-SP).
Identificados os itens que podem deixar o armário, o próximo passo é avaliar peça por peça e separá-las de acordo com os destinos possíveis. Um deles é o reuso, por exemplo, transformar uma saia em bolsa, lenço, decoração, por aí vai. Outros são a revenda em sites e brechós de roupas usadas e a doação da peça a campanhas, instituições ou pessoas próximas. Assim, o lixo só será o destino final quando não existe mais condições de uso. 

Os benefícios de uma organização em que acontece o desapego de roupas são inúmeros. Entre eles, a possibilidade de ter um armário mais conciso, fácil e rápido de manusear no dia-a-dia, alinhado com nossas preferências e ainda assim com muitas possibilidades de combinações entre as peças. Outra coisa boa é saber que a roupa descartada foi colocada em uso em outro contexto ou por uma pessoa que estava precisando de verdade. 

Para os moradores de rua as peças de frio são essenciais no outono/inverno, por isso a doação neste momento do ano é tão importante. Minha amiga Mariana, que se engajou nessa bela campanha do agasalho, contou que um dos itens que faz muita falta para os moradores e que pode passar batido na hora de doar são os pares de meias. Outra peculiaridade que ela me contou foi sobre a troca de roupas que eles fazem constantemente, por não terem onde lavá-las. É por isso também que a doação é sempre muito bem-vinda. 

Quem quiser ajudar essa campanha do agasalho, os pontos de arrecadação são: 

Em Santos:
Rua Doutor Carvalho de Mendonça, 614 próximo ao Canal 1.
Das 9:30 às 18:30.


Em São Vicente:
Escola de Surf do Bill
Dentro do Ilha Porchat Clube, saída para praia, das 08:00 às 11:30, de segunda à sexta-feira.
Alameda Paulo Gonçalves, 61. 


campanha do agasalho 2016


Quer comentar no blog?

Saiba como comentar usando o Disqus com o Facebook

Kindle Amazon

Addthis