terça-feira, 27 de setembro de 2016

Organização de ambientes: 5 dicas de manutenção do espaço organizado

Organizar não é fácil, já manter a organização pode ser ainda mais difícil. Será? Essa questão pode surgir quando o personal organizer finaliza o seu trabalho e, ao visualizar tudo organizado, o cliente fica inseguro quanto às condições reais de manter o espaço e seus objetos nos devidos lugares e com aquele aspecto bacana. Neste post compartilho 5 dicas que podem ajudar nessa manutenção. 

Materiais de organização profissional: gabaritos, rotuladora e saco à vacuo usados por Carina Pedro
Materiais de organização profissional: gabaritos, rotuladora e saco a vácuo. 

O personal organizer possui técnicas específicas para organizar cada espaço e ao mesmo tempo garantir um resultado final interessante de se ver.  Como qualquer serviço personalizado, tudo será pensado e realizado para atender as necessidades dos usuários. Algumas ações se repetem de pessoa para pessoa, como pendurar roupas em cabides, porém, mesmo nesses hábitos comuns, podem existir peculiaridades para as quais buscamos soluções que devem fazer sentido para os usuários. 

A experiência da organização acaba sendo intensa e enriquecedora para ambos os lados. O personal organizer aprimora sua técnica ao entrar em contato com um universo particular, onde poderá intervir e aplicar algo novo. Enquanto o cliente tem a chance de rever a relação com seus pertences e perceber o que realmente vale a pena levar para esta nova fase da vida. Ao final desse processo, será difícil voltar ao cenário de desorganização que existia antes. Para garantir uma boa manutenção compartilho 5 dicas básicas: 

1. Produtos organizadores: a introdução de produtos que ajudam a organizar o ambiente é indispensável. Não queremos abarrotar o espaço de novos itens, por isso a preferência é por manter aqueles produtos que facilitam o ato de armazenar. Entre eles estão os produtos que ajudam a “separar”, como cestos, colmeias, caixas, e os que ajudam a “dobrar”, como os gabaritos. 

2. Etiquetagem: identificar com etiquetas os conteúdos de cestos, pastas, caixas, potes, prateleiras, vai ajudar a relembrar o lugar de cada objeto e facilitar o caminho de volta dos nossos pertences após o uso. Podem ser utilizadas rotuladoras ou qualquer outro material que ajude nessa identificação. 

3. Registro fotográfico: após a finalização da organização o registro por meio de fotos do espaço e do interior dos móveis é uma importante referência para os usuários. Sempre que houver dúvidas as imagens vão ajudar a relembrar o que foi feito. 

4. Treinamento: treinar diariamente sozinho e também com as pessoas que não participaram da organização é mais uma forma de garantir o sucesso da manutenção. Outra possibilidade é contratar o serviço do personal organizer focado em treinamento de pessoas. 

5. Visita técnica: acertar com o seu personal organizer uma visita de retorno é uma boa oportunidade de fazer pequenos ajustes e atualizar a organização. O intervalo de tempo pode ser de seis meses ou a combinar. 

Pode ser que a manutenção da organização do espaço seja mais tranquila para uns e menos para outros. Se a ideia for bem plantada, aos poucos as pessoas que compartilham o espaço vão percebendo os benefícios de manter cada coisa em seu lugar, como a facilidade de guardar e encontrar seus pertences no dia-a-dia, melhor aproveitamento do espaço e do tempo. 

Quer comentar no blog?

Saiba como comentar usando o Disqus com o Facebook

Kindle Amazon

Addthis