sexta-feira, 7 de outubro de 2016

Variedades: a descoberta da minha cartela de cores pessoal

Há pouco mais de uma semana fiz uma análise de cores com a Ana Soares, consultora de estilo e autora do blog Hoje Vou Assim OFF. Foi mais uma experiência ótima que veio complementar o que tenho aprendido sobre estilo pessoal nos últimos anos. Aqui no blog já compartilhei alguns workshops da Ana que participei em São Paulo, a descoberta da minha cartela de cores pessoal é mais uma etapa desse processo. 

cartela de cores pessoal da Carina Pedro: "verão frio"
Minha cartela de cores pessoal: "verão frio". 

A análise funciona assim: a consultora de estilo testa amostras de tecidos de diversas cores bem perto do nosso rosto, na luz do dia, para saber qual delas harmoniza melhor com a nossa pele, cabelo e olhos. É muito interessante perceber os efeitos das cores, as que harmonizam com a gente praticamente fazem sumir manchinhas e olheiras, e as que fogem da nossa paleta, ressaltam esses e outros aspectos indesejados. Nesse primeiro momento, descobri que minha pele harmoniza bem com os tons frios, como roxo, verde e azul. 

Em seguida, a Ana testou tecidos estampados perto do meu rosto para observar como o conjunto (cabelo, pele, olhos) se comportava com o baixo, médio e alto contraste entre as cores. Um exemplo simples de alto contraste é o preto com branco, uma combinação clássica e sempre na moda. Mas...advinha? O alto contraste não é o mais indicado para mim, embora eu goste muito, outras misturas de médio contraste ficam mais harmoniosas, como grafite e off-white, marrom e pistache, entre outros. 

Depois de mais alguns testes com amostras de tecidos, nas quais os tons frios prevaleciam, a minha análise de cores resultou na cartela chamada “verão frio” ou “verão puro”. Não foi uma surpresa essa cartela ter os tons acinzentados, verdes e roxos. Mas, confesso, fiquei um pouco tensa com a ausência do preto, branco e do vermelho. Essas cores eu usava por achá-las bonitas, mesmo percebendo que a combinação das três parecia bem mais interessante nos outros. 

Como a Ana ressaltou, antes de tudo, a nossa roupa não deve chamar mais atenção que nós. As cores escolhidas para compor o look devem criar uma harmonia com as nossas características físicas. Quanto mais natural, melhor. Agora tenho feito escolhas mais conscientes para o meu armário, dando atenção para aquelas cores que fazem parte da minha cartela, especialmente, ao desapegar e ao comprar roupas, acessórios e maquiagens. Não vou ser radical a ponto de banir o preto e o vermelho, mas quero dar destaque para outros tons, principalmente perto do rosto. 

Carina Pedro fotografando no provador. Antes e depois de conhecer a cartela de cores
Fotografando no provador, antes de conhecer minha cartela de cores, optei pela calça verde por achar que o tom salmão me deixou "inchada". 

E uma última constatação, acredito que muitas cores que estão colorindo os nossos ambientes preferidos têm uma relação com as cores da nossa cartela pessoal. É irresistível trazer para o espaço, seja em uma parede, móvel ou em detalhes na decoração, algum tom que na nossa pele fica super harmonioso. Foi assim, sem eu saber ainda da minha cartela verão frio, que acabei escolhendo um tom violeta para parede do meu quarto. Clique no link para saber mais!

Quer comentar no blog?

Saiba como comentar usando o Disqus com o Facebook

Kindle Amazon

Addthis