sexta-feira, 21 de outubro de 2016

Design de interiores: projeto com lambe-lambe

Um dos posts mais lidos do blog é sobre lambe-lambe nas paredes. A ideia de usar esse cartaz urbano no design de interiores residenciais e comerciais tem conquistado mais e mais pessoas, dando origem a projetos bem interessantes. Eu mesmo tive o prazer de realizar um projeto muito bacana para uma cliente que chegou até mim por meio desse post que escrevi há mais de um ano. Hoje vou falar mais sobre esse projeto com lambe-lambe

Projeto em 3D do ambiente com lambe lambes nas paredes feito por Carina Pedro
Projeto em 3D do ambiente com lambe lambes nas paredes. 

O primeiro passo para desenvolver um projeto de interiores com lambe-lambes é avaliar o local onde se deseja fazer a aplicação. É importante verificar se não há umidade, nem algum produto que possa reagir com a cola utilizada na instalação desses cartazes de papel. No caso de paredes, será preciso fazer a medição do pé direito e do comprimento da parede para podermos calcular a área da aplicação e fazer o orçamento do metro quadrado com as gráficas. 

No projeto com lambe-lambe podemos criar composições personalizadas com cartazes de tamanhos diferentes. Escolhemos para o ambiente da minha cliente cartazes no tamanho de 30 x 42 cm (folha A3) para aplicar em uma parede de aproximadamente 10 metros quadrados. Com isso, calculamos a quantidade de lambe-lambes necessários para o projeto. Há outros tamanhos de lambes, porém é importante verificar a resolução das imagens para que a impressão fique boa. 

estudo das dimensões das paredes feito por Carina Pedro
Estudo das dimensões das paredes e quantidade de lambe lambes no tamanho A3. 

Em seguida, começamos a seleção de imagens para compor o painel, de olho nos temas, cores e na resolução, para garantir uma impressão de boa qualidade no tamanho A3. Minha cliente desejava ver em sua parede uma mistura de lambe-lambes com textos e frases bacanas, fotografias de cidades famosas, seus pontos turísticos e, se possível, fotos pessoais de viagem.

Pesquisei em sites e blogs que compartilham artes prontas, pagas e gratuitas. Encontrei muita coisa legal para baixar no site Schutterstock, nos blogs Homens da Casa, Dcoração, Casa de Colorir, A Casa que minha Vó queria e no Pinterest. Também usei fotos de viagens da cliente que estavam com boa resolução. Com as artes escolhidas montei várias composições até chegar a um resultado bacana, em que as cores e estampas estivessem formando um conjunto harmonioso dentro do conceito do projeto. 

Com a composição final aprovada pela cliente chegou o momento de executar o projeto. A gráfica escolhida para esse trabalho foi a Gráfica Fidalga, de São Paulo, especializada em produção e instalação de lambe-lambes. A condição para impressão é o envio das artes prontas no tamanho A3, em PDF. Em alguns casos, como as fotografias, foi preciso fazer uso do Photoshop para os ajustes finais. Nesse mesmo projeto ainda imprimimos alguns lambe-lambes a mais para serem emoldurados e pendurados em outros cantinhos do ambiente. Veja fotos do "antes" e "depois":

fotos das paredes do cliente antes dos lambes lambes
Fotos das paredes antes dos lambe-lambes.

fotos das paredes depois da aplicação dos lambe lambes
Fotos das paredes depois da aplicação dos lambe-lambes.

lambes excedentes para moldura de tamanho A3
Lambes excedentes para molduras de tamanho A3. 

Até a aprovação final da cliente se sucederam etapas importantes do meu trabalho como designer de interiores. O lambe-lambe foi um ponto de partida para outras intervenções que fizemos nesse ambiente. O projeto serviu para que tudo saísse como desejado com o orçamento disponível. A cliente ficou super satisfeita e feliz com o resultado final e eu igualmente alegre por ajudar a transformar ideias boas em realidade. 

Quer comentar no blog?

Saiba como comentar usando o Disqus com o Facebook

Kindle Amazon

Addthis