sábado, 29 de outubro de 2016

Encontro de Criadores: 6 marcas santistas para decorar e vestir

Quem acompanha o blog já deve ter percebido que tenho ido a eventos do circuito comercial alternativo, onde posso ter contato com pessoas que estão produzindo de maneira artesanal e sustentável, sem deixar de se preocupar com a boa qualidade e beleza dos seus produtos. Recentemente visitei mais um evento desse tipo, o Encontro de Criadores, que comemorou um ano da sua primeira edição no Centro de Atividades Integradas de Santos (CAIS), um lugar agradável e de fácil acesso na cidade. 

Comprar nesses eventos é muito mais bacana, pois valorizamos o trabalho de artesãos e artistas locais, incentivamos seus pequenos negócios e adquirimos o produto direto de quem o concebeu e produziu. A conversa com essas pessoas é sempre muito inspiradora. No Encontro de Criadores não foi diferente, das diversas marcas que conheci por lá, separei seis, de Santos, que vendem artigos para decorar e vestir

Suportes para plantas da Nós Macrame - Encontro de Criadores / Santos
Suportes para plantas da Nós Macrame - Encontro de Criadores / Santos

Adorei o trabalho da Nós Macramé, que como o próprio nome diz, trabalha com aqueles suportes lindos para plantas domésticas, feitos com cordas trançadas artesanalmente. As cores fortes dão um charme especial e destacam ainda mais o trabalho manual dos nós, que garantem a sustentação dos vasos de até 40 kg. A marca tem loja virtual e vende as peças por encomenda. 

Placas decorativas da Piba Puppet - Encontro de Criadores / Santos
Placas decorativas da Piba Puppet - Encontro de Criadores / Santos

Outra banca que me chamou bastante atenção pelo colorido foi a da Piba Puppet. Toda a sua produção de placas decorativas é feita com madeira reaproveitada, descartada em construções, feiras, mercados ou que estão dando sopa na rua. Ela prepara a madeira e faz a pintura à mão com tinta látex. Desenhos e frases estão entre as opções de plaquinhas, que podem ser usadas nas paredes ou apoiadas em algum cantinho especial. A Piba também aceita encomendas. 

Peças de Cerâmica de Bárbara Anderáos - Encontro de Criadores / Santos
Peças de Cerâmica de Bárbara Anderáos - Encontro de Criadores / Santos

Fiquei conversando com a ceramista Bárbara Anderáos no Encontro de Criadores, que me explicou um pouco do seu processo criativo e de como os artesãos têm se organizado para apresentar seu trabalho pela cidade. As suas peças de cerâmica têm indícios do seu trabalho com as mãos, das propriedades do material e são funcionais, podendo ser utilizadas no dia-a-dia, especialmente na alimentação. Eu amei seu kit café que já vem com coador. A Bárbara me contou que seu ateliê está localizado em um coletivo de vários artistas, onde ela também dá aulas e participa de eventos abertos ao público.

Banquinhos da Gabriela Mameluca - Encontro de Criadores / Santos
Banquinhos de papelão da Gabriela Mameluca - Encontro de Criadores / Santos

Fiquei bem interessada nos banquinhos da Gabriela Mameluca, feitos de papelão reaproveitado. Segundo a artesã, o papelão precisa estar em bom estado, limpo e seco para que as peças sejam confeccionadas, já que utilizar papelão novo está fora de cogitação. A artesã cria o design das peças e a pintura. Experimentei um dos bancos e achei bem resistente. Gabriela também estava expondo luminárias no Encontro de Criadores, tema de uma oficina que ela ministrou no evento. 

Artigos de tecido tingido das irmãs Dewers - Encontro de Criadores / Santos
Artigos de tecido tingido das irmãs Dewers - Encontro de Criadores / Santos

Experiência com o mercado da moda foi importante para as irmãs Dewers lançarem a sua própria marca. Os artigos à venda são de tecido tingido por meio de técnicas orientais antigas como o shibori. O efeito é bem interessante e bonito. A marca tem modelos de cangas, bolsas, capas de almofadas, jogo americano, panos de prato, tudo feito pelas meninas, com muita cor e charme. Dá para encomendar pela internet também, mas como tudo é artesanal, o prazo de entrega é de vinte dias. 

Bolsas e acessórios da Baba de Moças - Encontro de Criadores / Santos
Bolsas e acessórios da Baba de Moças - Encontro de Criadores / Santos

Conheci a Baba de Moças pela internet e fiquei encantada com o colorido das bolsas e acessórios. No evento pude conversar com os criadores da marca, Nívio e Clayton, muito simpáticos e atenciosos, me explicaram sobre o conceito da marca e os materiais que utilizam para confeccionar seus produtos. Entre eles, está o tecido feito da reciclagem de garrafas PET. As estampas coloridas das bolsas vão de desenhos inspirados na cidade de Santos à literatura de cordel. Além das estampas, podemos ver uma mistura criativa de bordados e crochês em uma única peça.

A próxima edição do Encontro de Criadores vai acontecer nos dias 9, 10 e 11 de dezembro, na casa da Frontaria Azulejada, centro antigo de Santos. Para quem quiser saber mais sobre esse tipo de evento, tem posts aqui no blog sobre o Mercado Manual e a Feira Rosenbaum, ambos em São Paulo. É só clicar nos links em laranja!  

Quer comentar no blog?

Saiba como comentar usando o Disqus com o Facebook

Kindle Amazon

Addthis